A Ferrari conquistou sua terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans neste domingo (15). A lendária marca – que retornou em 2023 à classe principal e venceu nas três oportunidades – chegou a seu 12º triunfo na mítica prova francesa, mas desta vez com o carro #83 da equipe AF Corse, seu time privado no FIA WEC (World Endurance Championship). Coube à tripulação composta pelo polonês Robert Kubica, o chinês Yifei Ye e o britânico Phil Hanson fazer história e trazer o primeiro hat-trick para a escuderia na prova francesa desde os anos 1960.
Foram 24 horas de muita disputa. Em São Paulo, o público que passou pela ponte Cidade Jardim, na Zona Sul da cidade, pôde acompanhar de perto desfiles de carros como Porsche, Aston Martin e BMW durante as seis sessões da WEC Parade, realizadas no sábado e no domingo. Na Praça Deputado Dario de Barros, um pitstop transmitiu ao vivo as 24 Horas de Le Mans – no país, a prova foi mostrada pelo BandSports e pelo site Grande Prêmio. Já na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, o destaque foi o Big Capacete estilizado pelo FIA WEC, atraindo visitantes para fotos e interações.
A transmissão das 24 Horas de Le Mans de 2025 traz um claro demonstrativo da aproximação do público com a tradição, com o evento e com a expectativa para o Rolex 6 Horas de São Paulo em julho. O Grande Prêmio, canal oficial da prova paulistana, superou suas próprias expectativas: 2,3 milhões de visualizações durante as 24 horas de corrida e 10 milhões de pessoas impactadas com a transmissão ininterrupta. Na TV por assinatura, o Bandsports transmitiu um total de 20 horas ao vivo da corrida – e as 24 horas também online.
Além da vitória, a Ferrari certamente é a marca que chegará com a moral mais relevada à próxima etapa, o Rolex 6 Horas de São Paulo – prova brasileira marcada para o dia 13 de julho, que valerá como quinta corrida do mundial de 2025. O Ferrari #51 – com James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi – conseguiu resistir à pressão do irmão #50 – com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen – e ficou com o terceiro lugar.
Assim, o trio da Ferrari #51 chegará a São Paulo – que marca o início da segunda metade do campeonato – com 105 pontos, na liderança do mundial, frente a 89 pontos do Ferrari #83 e 81 do Ferrari #50.
No segundo lugar, a Porsche conseguiu se colocar entre as Ferrari com uma grande atuação, a do trio formado por Kevin Estre, Matt Campbell e Laurens Vanthoor – conseguiu terminar no pódio após largar de 21º e último devido a uma infração técnica nos treinos.
Entre os brasileiros da categoria Hypercar, Felipe Nasr foi o 9º colocado no Porsche #4 – ao lado de Nick Tandy e Pascal Wehrlein – e Felipe Drugovich foi forçado a abandonar a corrida no Cadillac #311 ao lado de Jack Aitken e Frederik Vesti.
Na LMP2, a vitória ficou com o carro #43 da Inter Europol Competition, com o francês Tom Dillmann, o polonês Jakub Smiechowski e o britânico Nick Yelloly. O brasileiro Pietro Fittipaldi terminou na quinta posição no carro #22 da United Autosports, com o também brasileiro Daniel Schneider – no #23 da mesma equipe – fechando a prova em 9º na categoria.
Já na LMGT3, a equipe alemã Manthey venceu pelo segundo ano seguido. Com o Porsche 911, o trio do norte-americano Ryan Hardwick, do austríaco Richard Lietz e do italiano Riccardo Pera foi o melhor após uma prova bastante disputada.
O melhor brasileiro foi Daniel Serra, que finalizou em oitavo na Ferrari 296 #57 da Kessel Racing. Ainda terminaram a prova Custodio Toledo – no 11º lugar da subcategoria na Ferrari #150 – e Dudu Barrichello, que foi o 13º no Aston Martin Vantage #10. Augusto Farfus, no BMW #31, não chegou ao fim da corrida.
Agora, equipes e pilotos se preparam para o próximo desafio, o Rolex 6 Horas de São Paulo. A etapa brasileira do World Endurance Championship (WEC) acontece no próximo mês, no fim de semana dos dias 11, 12 e 13 de julho. Os ingressos seguem à venda.
Interlagos — A programação musical do Rolex 6 Horas de São Paulo será embalada pelo Palco 89 FM, com curadoria da 89 A Rádio Rock, e vai agitar o público de 11 a 13 de julho com grandes nomes do rock nacional. Entre os destaques brasileiros estão Raimundos, que se apresentam na sexta-feira (11) às 16h10, e CPM 22, que sobe ao palco no sábado (12) às 17h. No domingo (13), data da corrida e, também, Dia Mundial do Rock, a festa será encerrada em grande estilo com o show da banda Capital Inicial, às 18h15, logo após o pódio da prova. A programação inclui ainda apresentações de Luana Camarah e bandas covers de Queen, Pearl Jam, Bon Jovi, Legião Urbana e Guns N’ Roses.
Pela primeira vez na história do FIA WEC em Interlagos, o público será autorizado a invadir a pista após a bandeirada final, repetindo a tradição das 24 Horas de Le Mans. Após celebrar com os vencedores, os fãs poderão caminhar até a Fan Zone, que contará mais de 45 mil metros quadrados de atrações gratuitas e interativas, como roda-gigante, simuladores de realidade virtual, exposição de carros clássicos, autorama, desfile de motos Harley-Davidson e o Futuroscópio – espaço voltado à sustentabilidade e inovação. O acesso à Fan Zone está incluído em qualquer ingresso do evento.
Ficou interessado? Garanta seu ingresso aqui no link.