BMW garante melhor tempo em primeira fase da classificação em Le Mans

A BMW foi a equipe mais rápida da primeira sessão classificatória para as 24 Horas de Le Mans, realizada nesta quarta-feira (12) no circuito de La Sarthe. Com Dries Vanthoor ao volante, o time que ainda conta com Raffaele Marciello e Marco Wittmann marcou 3min24s465, garantindo o melhor tempo da atividade, que classificou os oito melhores de cada classe para a Hyperpole, que definirá a posição de honra.

A Cadillac ficou com a segunda posição com Sébastien Bourdais, piloto que foi 0s177 mais lento em relação a Vanthoor. Antonio Fuoco colocou a Ferrari na terceira posição no grid, sendo seguido por Paul-Loup Chatin, quarto com a Alpine.

Alex Lynn, com um carro da Cadillac, ficou com a quinta posição, enquanto Alessandro Pier Guidi, com a outra Ferrari, largará em sexto. O Porsche Penske de Kevin Estre partirá em sétimo, logo à frente do Porsche do Team JOTA, pilotado por Callum Ilott.

O Toyota pilotado por Kamui Kobayashi se classificou na quarta posição inicialmente. Porém, por ter causado uma bandeira vermelha nos instantes finais do treinamento, o japonês perdeu seus tempos de volta, deixando a disputa pela posição de honra.

Os brasileiros da classe Hypercar terão de fazer uma corrida de recuperação. O Cadillac da Action Express de Pipo Derani, responsável pela classificação, e Felipe Drugovich vai largar da 19ª posição, com o Porsche Penske de Felipe Nasr partindo da 20ª posição, após Nick Tandy classificar o carro.

Na LMP2, a Cool Racing viu Malthe Jakobsen marcar 3min32s827 para ser o mais veloz da sessão. Louis Delétraz foi o segundo mais veloz com a AO by TF, enquanto Bem Hanley, da United Autosports, obteve a terceira posição na atividade. Mathias Beche, com um carro da Panis Racing, avançou com o quarto melhor tempo.

Job van Uitert, da IDEC Sport, ficou com a quinta posição na tabela de classificação, com Patrick Pilet, da Vector Sport, terminando com o sexto lugar. Laurents Horr, com um equipamento da DKR Engineering, e Oliver Jarvis, da United Autosports, completam a lista dos classificados para a decisão da pole position.

Benjamin Barker foi o mais rápido da LMGT3, ao colocar um Ford Mustang da Proton na primeira posição com o tempo de 3min55s263. Frederik Schandorff, com uma McLaren 720S da Inception Racing, foi o segundo melhor, sendo seguido por Daniel Juncadella, terceiro com um Corvette Z06 da TF Sport. Franck Perera, com uma Lamborghini Huracan da Iron Lynx, foi o quarto.

Klaus Bachler foi o quinto melhor com o Porsche 911 da Manthey Purerxcing. Alex Riberas, com um Aston Martin Vantage da Heart of Racing, foi o sexto, com Larry tem Voorde, piloto de uma Ferrari 296 da JMW, sendo o sétimo melhor. Marco Sorensen, com um Aston Martin Vantage da D’Station, completa o grupo dos classificados.

A McLaren da United Autosports que conta com Nicolas Costa vai largar da 11ª colocação. Augusto Farfus, com um BMW da WRT, iniciará a corrida com a 15ª colocação, enquanto Daniel Serra partirá da 23ª posição com a Ferrari da GR Racing.

A Hyperpole será disputada nesta quinta-feira (13), a partir das 15h. As 24 Horas de Le Mans tem largada marcada para 11h de sábado.