Alpine conclui preparativos para o WEC em 2024 com o Hypercar A424

A Alpine Endurance Team finalizou com sucesso sua quinta e última bateria de testes em pista de 2023 em Portimão, Portugal. Os dois protótipos A424 Hypercar da equipe acumularam mais de 3.000 km de rodagem combinada, divididos entre os seis pilotos que defenderão a Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2024.

Esse foi um importante passo na preparação da Alpine para sua estreia com o Hypercar no WEC, onde a equipe disputará a categoria Hypercar com os novos A424s. Pela primeira vez, todos os seis pilotos oficiais da Alpine estiveram presentes no teste, acumulando 1.443 km no carro #35 e 1.562 km no carro #36.

Os pilotos realizaram trechos longos e curtos, com o foco em otimizar o motor, o acerto do carro e o gerenciamento de energia e combustível. Além disso, as equipes praticaram procedimentos de cockpit, reabastecimento, trocas de pilotos, pit lane e garagem.

Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, destacou o progresso da equipe desde o primeiro teste em Le Castellet, há quatro meses: “Toda a equipe trabalhou muito durante este período de desenvolvimento. Percorremos um longo caminho desde que entramos na pista pela primeira vez.”

Philippe Sinault, gerente da Alpine Endurance Team, ressaltou a importância do teste de Portimão: “Esta sessão de testes em Portimão foi um passo importante em nosso programa de desenvolvimento. Nossa formação de pilotos para 2024 estava junta pela primeira vez. Não tinha dúvidas sobre o comportamento e capacidade de adaptação deles, e isso confirma que fizemos a escolha certa.”

Com o quinto e último teste do ano concluído, a Alpine se prepara para sua estreia no WEC no Catar, em março. O A424 possui chassi desenvolvido pela Oreca, equipado com um motor turboalimentado Mecachrome acoplado à unidade Bosch de motor-gerador.

Embora confiante com os avanços alcançados, a Alpine mantém a cautela: “Nos aproximamos do Catar com o máximo de humildade”, afirmou Famin. “O desenvolvimento está longe de estar concluído, e ainda temos muitas horas de trabalho pela frente antes dos primeiros eventos da temporada”, concluiu.