Turismo Nacional entrega corridas quentes em sábado de frio e chuva em Cascavel

Foi um sábado (25) de muito frio, vento e chuva em Cascavel (PR), palco da terceira etapa da temporada 2024 da Turismo Nacional. Entretanto, mesmo com temperatura ambiente variando entre 9ºC e 11ºC — e sensação térmica ainda menor —, os pilotos da categoria dos carros mais vendidos do Brasil entregaram corridas quentes, cheias de disputas por posição e belas ultrapassagens — muitas delas na famosa Curva do Bacião.

Foram quatro os vencedores diferentes ao longo do dia, considerando as categorias A e B. Pela manhã, Ernani Kuhn triunfou nas duas primeiras corridas do sábado na divisão A com o Chevrolet New Onix da Auto Racing, chegando a quatro vitórias em 2024. Companheiro de equipe do mato-grossense, o gaúcho João Cardoso, que faz dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro, venceu duas vezes na classe B, alcançando assim seu quinto primeiro lugar no campeonato.

No período da tarde, o tricampeão Juninho Berlanda cruzou a linha de chegada na frente das corridas 3 e 4 com o Toyota Yaris da Pein Competições, nas suas primeiras vitórias no campeonato atual. Na classe B, foi a vez de Daniel Nino (Chevrolet New Onix da WC6 Motorsport) levar a melhor e, assim como aconteceu em Interlagos, faturou o primeiro lugar na sequência do sábado em Cascavel, empatando com João Cardoso em número de vitórias na temporada.

Manhã de duelos — Com pista bem úmida, temperatura ambiente de 9ºC e sensação térmica de somente 7ºC, Arthur Scherer largou da pole position, enquanto Ernani Kuhn escalou o pelotão e, em poucas voltas, passou João Cardoso e Gui Sirtoli. O mato-grossense assumiu a liderança depois de deixar Scherer para trás em corajosa manobra por fora na entrada do Bacião.

Scherer ainda acelerou para retomar a ponta na parte final da corrida, mas Kuhn confirmou a vitória. Rafa Reis foi o terceiro depois de ter largado em oitavo, enquanto Gui Sirtoli finalizou em quarto. Bernardo Cardoso fechou o top-5 e o primo João Cardoso confirmou o triunfo na B.

As posições finais da Corrida 1 determinaram o grid da segunda disputa do dia. Praticamente desde o início, Ernani Kuhn e Rafa Reis lutaram pela vitória. A prova teve como ponto alto um duelo roda a roda entre os protagonistas no Bacião.

Nas voltas finais, Rafa Reis voltou a colar em Ernani, em desfecho sensacional da luta pela vitória. O primeiro lugar ficou com Kuhn — pela quarta vez no campeonato — por apenas 0s149 de vantagem. Reis foi o segundo e Berlanda, o terceiro. Bernardo Cardoso terminou em quarto e Gui Sirtoli foi o quinto. João Cardoso levou mais uma na B.

Aula de tricampeão — A terceira prova do dia começou com 11ºC de temperatura ambiente, 10ºC de sensação térmica, pista seca e ordem de largada definida com a inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 2. Coube ao catarinense Edu de Paula partir da posição de honra, lado a lado com Scherer, e Luti Soares em terceiro. Rafa Reis partiu do nono lugar, seguido por Ernani Kuhn.

Depois de uma primeira volta empolgante, Scherer assumiu a dianteira, enquanto Rafa Reis conquistou sete posições e pulou para segundo ainda na primeira parte da corrida, trazendo Kuhn em terceiro e Berlanda na sequência. Os quatro lutaram pela vitória, com direito a ultrapassagem espetacular de Berlanda em cima de Reis no Bacião, por fora.

Nem a chuva, que apareceu no fim da prova, tirou a vitória de Juninho Berlanda. O tricampeão foi seguido por Rafa Reis, Ernani Kuhn, Scherer e Pablo Alves. Daniel Nino levou o triunfo na divisão B depois de superar Rafa de Paula na volta final. O resultado da Corrida 3 definiu o grid da última disputa do dia.

Berlanda fez valer toda sua experiência para conter o ímpeto do jovem Rafa Reis e vencer novamente neste sábado, com 0s615 de vantagem. Kuhn ficou em terceiro e Scherer foi o quarto. Daniel Nino finalizou em quinto colocado no geral e triunfou de novo na B, faturando assim seu quinto primeiro lugar na temporada 2024.

Com a palavra, os vencedores — Primeiro vencedor do dia, Ernani Kuhn valorizou a forma como construiu as conquistas pela manhã, sobretudo por ter vencido o duelo contra o líder do campeonato.

“Nossa equipe Auto Racing trabalhou bastante desde o início dos treinos. Não tínhamos o melhor carro, mas lutamos muito e melhoramos demais. Avançamos na classificação e conseguimos uma boa colocação no grid. Larguei bem e imprimi bom ritmo desde o começo para abrir um pouquinho e vencer. A Corrida 2 foi bem complicada, já que o Rafa Reis estava bem e atacou bastante, mas fui persistente, consegui segurar a pressão e levar mais uma vitória para casa”, comemorou.

Berlanda subiu ao topo do pódio pela primeira vez no ano depois de uma jornada que se desenhava muito complicada depois da classificação no sábado, onde obteve o 19º posto no grid. “Estou feliz demais por voltar a vencer. A palavra do dia é superação. A equipe trabalhou a noite inteira, trocou o motor, teve de fazer muita coisa no carro. Fico muito feliz por representar na pista o trabalho que foi feito e conseguimos entregar um grande resultado”, vibrou o atual campeão.

Na categoria B, João Cardoso ressaltou mais um passo importante no campeonato. “Conseguimos fazer a nossa parte com uma vitória importantíssima. Temos potencial para brigar lá na frente na classificação geral, mas o foco é a nossa categoria e pensando sempre no campeonato, somando bons pontos”, disse o jovem de 17 anos.

À tarde, Daniel Nino mostrou novamente que será concorrente de Cardoso na luta pelo título da B. “Foi um resultado muito importante, montamos uma estratégia para esse resultado acontecer. As corridas da manhã não foram como imaginava, mas ainda assim consegui salvar um segundo lugar. Agora à tarde o carro estava muito bom e foi ter um pouco de paciência para fazer as ultrapassagens na hora certa, e com emoção. O campeonato está muito bom”, destacou o paulista.

Como assistir — O público tem entrada gratuita para acompanhar um domingo de muita velocidade com a Turismo Nacional, TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB em Cascavel. E as mil primeiras pessoas que chegarem ao Autódromo Zilmar Beux no domingo terão acesso à visitação aos boxes e receberão um boné oficial da TN. A quinta corrida da categoria mais vendidos do Brasil neste fim de semana acontece às 9h10, e o desfecho da etapa está marcado para 13h45.

O fim de semana também traz a sequência da campanha “Movimento pelo RS”, com pedido de doações em dinheiro, por meio do Pix [email protected], ou em mantimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Resultado da união entre a Vicar e a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a campanha “Movimento pelo RS” para arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas da enchente no estado seguirá ativa pelo menos até o fim da temporada 2024 e envolve as categorias Turismo Nacional, TCR South America, TCR Brasil, Stock Series e BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, todas promovidas e organizadas pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube.