Turismo Nacional comemora aniversário em Cascavel, na pista onde nasceu

De volta às origens, a Turismo Nacional disputará a terceira etapa da temporada 2024 entre 24 e 26 de maio e vai acelerar em um dos palcos mais importantes da sua história: Cascavel, no oeste do Paraná. Foi exatamente no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em 28 de maio de 2017, que a categoria realizou a primeira corrida da sua trajetória. Sete anos depois, a Turismo Nacional ganhou corpo e notoriedade, se apresenta repaginada e representa um dos degraus que pode levar o piloto ao grid da Stock Car Pro Series.

A primeira prova da história da competição, que à época se chamava Campeonato Brasileiro de Turismo 1.600, teve na divisão principal a vitória de Edoli Caús Júnior, a bordo de um Chevrolet Celta. Guilherme Sirtoli triunfou na categoria B correndo com um Ford Ka.
Hoje, a Turismo Nacional se consolidou como a categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Desde 2021, é organizada e promovida pela Vicar, empresa promotora também da Stock Car Pro, Stock Series, TCR South America e TCR Brasil, e passou a fazer parte do calendário dos maiores eventos do esporte a motor no Brasil.

Palco de campeões — O traçado cascavelense de 3.058 metros e oito curvas é o mais veloz de todo o calendário da Turismo Nacional. É lá que costumam ser registradas as maiores médias horárias, em uma pista que possui uma das curvas mais fascinantes do automobilismo brasileiro: o Bacião. De raio longo, com início em descida, é percorrido em alta velocidade e finalizado em subida, sem que o piloto consiga ver o próximo segmento do trecho, ou seja, uma “curva cega”, no jargão dos competidores.

A última vez que a Turismo Nacional correu em Cascavel foi em dezembro do ano passado. A sexta e última etapa definiu os títulos para Juninho Berlanda (categoria A), Augusto Freitas (B), Fernando Trennepohl (Rookie), Beto Pontes (Sênior A) e Ewerson Dias (Sênior B). Nas duas classes principais, os catarinenses Berlanda e Augusto Freitas viveram um fim de semana perfeito com pole position e vitórias nas corridas que compuseram a etapa final.

Como está a temporada — Em 2024, o campeonato ganhou nova cara e também novos ‘players’. Na corrida Endurance que abriu a temporada, em 24 de fevereiro, a vitória ficou com a dupla formada por Augusto Freitas — promovido para a categoria A neste ano — e Fabiano Cardoso, a bordo de Chevrolet New Onix da Fast Racing.

Já a etapa Sprint de Interlagos, disputada entre 13 e 14 de abril, o estreante Rafa Reis venceu três corridas, enquanto o mato-grossense Ernani Kuhn, vice-campeão de 2023 na categoria A, triunfou em duas provas e o cearense Luti Soares levou a melhor na última disputa da rodada. Na classe B, as honras foram divididas entre o gaúcho João Cardoso, que forma dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro, e o paulista Daniel Nino, com três vitórias para cada.

Paulista de 22 anos, Rafa Reis é o líder dos campeonatos Overall e Sprint na categoria A. Na soma dos pontos de todas as corridas do ano até agora, o piloto da Car Racing tem 115 tentos, apenas quatro a mais que Pablo Alves. Arthur Scherer é o terceiro, com 94 pontos, Ernani Kuhn vem em quarto e soma 88, um a mais que Edu de Paula, o quinto. No campeonato Sprint, Reis tem 115 pontos, contra 74 de Pablo, 72 de Arthur Scherer, enquanto Thiago Tambasco e o atual campeão, Juninho Berlanda, aparecem empatados com 64.

A divisão B registra empate entre a dupla João Cardoso/Pedro Pinheiro e Daniel Nino no campeonato Sprint. Ambos somam 110 pontos, com o toledano Junior Helte em terceiro (84 pontos), José Neto em quarto e Rafael de Paula em quinto. Na tabela Overall, Cardoso é o líder com 136 tentos, dez a mais que Nino. Pedrinho Pinheiro soma 110, com Rafa de Paula em quarto, com 85, e Junior Helte fechando o top-5, com 84.

Como assistir — As atividades de pista oficiais da Turismo Nacional começam na sexta-feira, com a realização de três treinos livres e a sessão classificatória que vai definir o grid de largada da prova de abertura da etapa em Cascavel. O sábado reserva quatro corridas, sendo duas pela manhã e duas à tarde, enquanto o domingo vai marcar o encerramento da rodada com mais duas corridas.

O público terá entrada gratuita para acompanhar um fim de semana de muita velocidade com a Turismo Nacional, TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB. E as mil primeiras pessoas que chegarem ao Autódromo Zilmar Beux no domingo terão acesso à visitação aos boxes e receberão um boné oficial da TN.

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube. O BandSports exibe um VT com os melhores momentos da etapa ao longo da próxima semana.