Turismo Nacional abre segunda metade da temporada com etapa no Velocitta

A Turismo Nacional abre neste fim de semana (23 a 25 de agosto) a segunda metade da temporada 2024 com a disputa da quinta etapa geral e a quarta rodada do campeonato Sprint.

Uma das grandes novidades do ano é a inclusão do Autódromo Velocitta no calendário, fazendo com que o belo circuito localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, receba a categoria pela primeira vez desde que passou a ser promovida e organizada pela Vicar, empresa promotora da Stock Car, Stock Series, Fórmula 4 Brasil, TCR South America e TCR Brasil.

Há sete anos, contudo, a categoria acelerou em Mogi Guaçu, no seu ano de estreia, quando ainda se chamava Campeonato Brasileiro de Turismo 1600, que tinha formato e carros bastante distintos da era atual da Turismo Nacional. Cesinha Bonilha e Edson do Valle, na categoria A; e Edson Bueno, na classe B, triunfaram nas provas disputadas no Velocitta.

Mas será a primeira vez que a TN vai correr no traçado com carros de motor 2.0 e câmbio paddle-shift, em pacote técnico desenvolvido pela Audace Tech, divisão de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia do Grupo Veloci, controlador da Vicar. Inédito para a maioria dos pilotos, o Velocitta vai impor um grande desafio para os competidores da Turismo Nacional, que vão encarar os 3.493 metros e 14 curvas com as atividades de pista que terão início na sexta-feira.

O circuito interiorano é conhecido por ser muito técnico e exigente, traz apenas uma curta reta dos boxes e reúne um misto de freadas fortes e curvas bastante distintas. Um dos trechos mais emocionantes é a Curva da Caipirinha, que traz similaridades com a famosa Eau Rouge, do circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, por aliar subida, descida e velocidade em seu percurso.

Outras características que tornam o Velocitta interessante e muito apreciado pelos pilotos são a sua segurança, estrutura invejável — a pista é dotada de homologação 3 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) — e também pelas belezas naturais. Localizado na Fazenda Velocitta, o autódromo tem visual incrível e é conhecido pelo pôr-do-sol.

A principal disputa pelo título na temporada é o da Overall A. O campeão neste certame, na soma da pontuação dos eventos Endurance e Sprint, receberá como prêmio o orçamento bonificado para subir ao grid da Stock Series em 2025, desde que o piloto tenha até 35 anos.

O paulista Rafa Reis (Car Racing) lidera com 276 pontos, mas está a somente 15 de vantagem para o cuiabano Ernani Kuhn (Auto Racing), um dos maiores vencedores do campeonato, com cinco triunfos, todos eles em corridas Sprint. Arthur Scherer (WC6 Motorsport), um dos nomes mais regulares da temporada, vem em terceiro, com 250 tentos, somente cinco à frente do tricampeão Juninho Berlanda (Pein Competições), enquanto o experiente Pablo Alves (Maranatha Racing), fecha o top-5 e segue com muitas chances de título.

Reis também lidera o campeonato Sprint na categoria A com os mesmos 276 pontos. Neste certame, sua vantagem para o vice-líder, Juninho Berlanda, é de 31 tentos, o que é um número apertado, uma vez que as corridas de um fim de semana de etapa Sprint rendem 124 pontos, sem contar as bonificações por pole position e volta mais rápida. Ernani Kuhn aparece em terceiro, com 235, seguido por Arthur Scherer, com 228, e por Pablo Alves, quinto colocado, com 190.

A Turismo Nacional é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube.

Confira a programação da etapa do Velocitta da Turismo Nacional


Sexta-feira, 23 de agosto

08h35 – Treino livre 1
11h05 – Treino livre 2
13h35 – Treino livre 3
16h05 – Classificação

Sábado, 24 de agosto
11h20 – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)
11h40 – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
16h10 – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
16h30 – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 25 de agosto
09h50 – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
11h20 – Visitação aos boxes
15h10 – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.