Rafael de Paula exalta Turismo Nacional: “Categoria espetacular”

As etapas finais da temporada 2023 apresentaram ao público da Turismo Nacional um talento que veio para ficar. Irmão mais velho de Edu de Paula, Rafael de Paula estreou na categoria dos carros mais vendidos do Brasil na penúltima etapa do último campeonato, no Velopark (RS). Na rodada seguinte, em Cascavel (PR), o piloto de 28 anos nascido em Mafra (SC) estreou o Volkswagen Polo da Duraline Racing e se destacou correndo na classe B, fechou o ano com cinco top-5 na competição e com o prenúncio de que 2024 pode ser ainda melhor.

“As expectativas para esse ano são boas. Temos um carro novo, que estreou em Cascavel. Trago pouca experiência na Turismo Nacional e no asfalto de forma geral, mas confio em ter uma boa temporada, e essa confiança vem pelo que fiz no fim da temporada passada. A meta é buscar o título da categoria B e subir de classe em 2025. Vamos dar nosso melhor”, afirmou.

Se os últimos meses de 2023 serviram para Rafa de Paula conhecer melhor o ambiente e o alto nível de competição da Turismo Nacional, o que se desenha para a temporada prestes a começar vai além: o piloto está focado em chegar à glória e ser coroado campeão brasileiro.

“Fiz minha estreia na Turismo Nacional no Velopark, na penúltima etapa da temporada. E é nesse campeonato que vou fazer em 2024, 100% focado. Minha meta é ser campeão. Aliás, acho que todo mundo que está na pista vai em busca do mesmo objetivo. É fazer por merecer, né? Então a meta é estar entre os melhores em um ano muito importante para a categoria”, disse.

“Feliz por estar aqui” — Chegar à Turismo Nacional representa o ápice para um piloto apaixonado por velocidade e pelas corridas. Como quase todo piloto, desde muito cedo Rafa de Paula começou a acelerar, abrindo sua trajetória nos kartódromos da região Sul do Brasil. Depois, assim como o irmão mais novo, tomou gosto pelas competições de moto, mas retomou as disputas em quatro rodas

“Comecei nessa caminhada há muito tempo. No kartismo, iniciei com cinco ou seis anos. Retomei quando tinha perto dos 15, andando de velocross, assim como meu irmão. E nessa modalidade andei por mais de uma década, a ponto de ser campeão catarinense. E há dois anos estou correndo de carro. Comecei na terra, fui vice-campeão paranaense, e ano passado comecei na Gold Turismo, no asfalto”, recordou o piloto.

E da mesma forma que Edu, Rafa de Paula se encantou pela categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Entre os pontos destacados pelo piloto estão o nível elevado dos pilotos e das corridas e a estrutura oferecida pela Vicar Promoções Desportivas, promotora e organizadora da competição e de categorias como a Stock Car, Stock Series e BRB Fórmula 4 Brasil.

“O que me levou à Turismo Nacional foi o reconhecimento que a categoria tem em âmbito nacional, pelos pilotos que estão ali, e também pela aprendizagem que a competição me proporciona. Vendo de dentro, achei a categoria espetacular, não somente no quesito das corridas, mas também como o piloto é tratado, tanto dentro como fora da pista. Muito profissional e com grande estrutura. Feliz por estar aqui”, finalizou o competidor.

A temporada 2024 da Turismo Nacional começa com a disputa da etapa Endurance no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, no dia 24 de fevereiro.

Rafael de Paula
Data de nascimento: 15/11/1995 (28 anos)
Local de nascimento: Mafra (SC)
Categoria: B
Equipe: Duraline Racing
Carro: Volkswagen Polo
Número: #333
Top-5 em 2023: 5
Colocação em 2023: 11º na categoria B (124 pontos); 5º lugar entre os rookies (184 pontos)