Rafa Reis e Gaetano Di Mauro formam dupla na Turismo Nacional

Uma dupla formada por campeões vai acelerar na abertura da temporada 2024 da Turismo Nacional. Atual campeão da Nascar Brasil na classe ProAm, Rafa Reis vai estrear na categoria dos carros mais vendidos do Brasil neste fim de semana, na etapa Endurance que inicia o calendário no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Pronto para fazer todo o campeonato, o paulista de 22 anos convidou outro campeão, um dos grandes nomes da nova geração do automobilismo brasileiro, para formar dupla: Gaetano Di Mauro, piloto vencedor de corrida na Stock Car Pro Series, campeão da Endurance Brasil e dono de vários títulos no Brasileiro de Kart, vai ser parceiro de Rafa no Planalto Central. O ponto alto da programação será a corrida de três horas de duração neste sábado, 24 de fevereiro.

A dupla vai acelerar o Chevrolet Onix #301 preparado pela equipe Porthack, sediada em São Bento do Sul (SC). Gaetano será o ilustre convidado de Rafa, que vai disputar a temporada completa da Turismo Nacional e será um dos concorrentes ao título Overall (soma dos pontos das etapas Endurance e Sprint no campeonato) na categoria A. Caso tenha 35 anos ou menos, o campeão geral desta classe vai receber o orçamento bonificado para ascender à Stock Series, a divisão de acesso à Stock Pro, em 2025.

Feliz por fazer parte do grid da Turismo Nacional, Rafa Reis destaca também a esperança de lutar pelo título para ter a oportunidade de subir para a Stock Series no ano que vem.

“Estou muito contente por estrear em uma categoria como é a Turismo Nacional e ainda com um prêmio tão bom para o campeão, que é o orçamento para correr na Stock Series. Venho de uma temporada muito boa, onde fui campeão na Nascar Brasil. E agora é uma grande alegria dividir o carro com o Gaetano, amigo meu de muitos anos. Já fomos campeões juntos nas 500 Milhas de Kart e agora dividir o carro com ele, que já está na Stock Car, é muito especial. É lá que eu quero chegar”, disse o piloto, que no ano passado foi campeão brasileiro de kart na classe Rotax DD2.

“Além de correr com um grande amigo, vou ganhar muita experiência ao lado de um grande piloto. Para 2024, meu objetivo é claro: a meta é buscar esse título da Turismo Nacional”, concluiu.

A etapa Endurance é uma das grandes novidades da Turismo Nacional para 2024. A categoria, que é promovida pela Vicar Promoções Desportivas — promotora e organizadora também da Stock Car, Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil e TCR —, vai realizar corridas de longa duração pela primeira vez na sua história. Serão duas etapas neste formato na temporada: a deste fim de semana, na capital de Goiás, e no mês de setembro, no Rio Grande do Sul. Nesta modalidade de competição, as equipes poderão alinhar com duplas ou trios. A expectativa para Goiânia é de reunir pelo menos 70 pilotos no grid.

Além dos competidores que correm de forma habitual na Turismo Nacional, o desafio proporcionado pelas etapas Endurance atrai campeões oriundos de várias outras categorias do automobilismo brasileiro e que vislumbram a oportunidade de acumular mais experiência em provas de longa duração.

Preparação para a Stock Car — Reconhecido pelo enorme talento e versatilidade, Gaetano Di Mauro terá a oportunidade de desbravar mais uma categoria e vai estrear na Turismo Nacional. Ao receber o convite de Reis, o paulista de 26 anos não pensou duas vezes e aceitou com dois objetivos em mente: ajudar o amigo na sua grande meta para 2024 e também fazer uma espécie de aquecimento antes da etapa de abertura da Stock Car Pro Series, que acontece na semana que vem, também em Goiânia.

“Aceitei esse convite especial por uma somatória de fatores. O Rafa Reis é um amigo especial e um ótimo piloto, então fiquei animado por ter chances de fazer uma boa prova. E, ao mesmo tempo, correr em Goiânia uma semana antes da Stock Car é ideal para aquecer os motores para a temporada, já que estamos há tempos sem estar atrás do volante de um carro de corridas”, disse.

“O que também me motiva é poder ajudar um amigo, em sua nova jornada, para tentar o título deste ano visando a subida para a Stock Series no ano que vem”, acrescentou Gaetano, que promete lutar pela vitória no Planalto Central.

“Espero me adaptar bem. Não estou acostumado a andar com carro de tração dianteira, mas acho divertido poder ter outras experiências e acumular mais bagagem. É uma categoria muito especial e estou feliz em fazer parte disso. Que possamos levantar o grande caneco no fim de semana”, finalizou Di Mauro.

Formato e programação — O cronograma do fim de semana das corridas Endurance da Turismo Nacional traz mudanças importantes na comparação com as habituais provas Sprint, esta com o mesmo formato para 2024.

No Endurance, a sessão classificatória terá duração de 20 minutos, e somente um dos pilotos da tripulação poderá ir à pista. O pole vai receber dois pontos de bonificação. Durante a corrida, o regulamento determina a realização de cinco paradas obrigatórias de, no mínimo, cinco minutos cada.

Estão previstos seis stints — período em que cada piloto acelera na pista —, com duração de 25 a 35 minutos cada. No caso das duplas, cada competidor deverá realizar três stints, enquanto para os trios, cada um dos pilotos da tripulação terá de cumprir dois stints.

O cronograma de atividades da Turismo Nacional em Goiânia começa nesta quinta-feira com a realização de três treinos extras. Na sexta-feira, os pilotos voltam à pista para três sessões de treinos livres e, às 16h30, está marcada a sessão classificatória que vai definir o grid de largada. A primeira corrida Endurance da história da TN tem início previsto para 14h55 de sábado e terá três horas mais uma volta de duração.

A etapa de abertura do campeonato vai ser transmitida ao vivo pelo canal oficial da Turismo Nacional no YouTube.

Rafa Reis
Idade: 22 anos
Data de nascimento: 03/10/2001
Naturalidade: São Paulo
Campeão da Nascar Brasil, classe ProAm; campeão do Brasileiro de Kart, classe Rotax DD2

Gaetano Di Mauro
Idade: 26 anos
Data de nascimento: 01/07/1997
Naturalidade: São Paulo
Carreira na Stock Car
Corridas: 108
Vitórias: 1
Pódios: 7
Campeão do Endurance Brasil; sete vezes campeão do Brasileiro de Kart