Jovens Rafa Reis e João Cardoso brilham com poles na Turismo Nacional em Interlagos

A segunda classificação da temporada 2024 da Turismo Nacional foi protagonizada por jovens e talentosos pilotos na tarde desta sexta-feira (12 de abril) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na classe A da categoria dos carros mais vendidos do Brasil, Rafa Reis, de 22 anos, brilhou com a estreante equipe Car Racing e marcou a posição de honra do grid depois de deixar para trás ninguém menos que o atual campeão, Juninho Berlanda. Na divisão B, quem ficou com a ponta do grid foi o gaúcho João Cardoso, de 17 anos, que corre em dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro, de 18, com o Chevrolet Onix da Auto Racing.

Rafa Reis cravou 2min02s447 em sua volta mais rápida no Q2, sendo 0s285 mais rápido que Juninho Berlanda, com Toyota Yaris. Bernardo Cardoso, que corre em dupla com o experiente Célio Vinícius, foi o terceiro mais rápido e abre a segunda fila do grid na manhã deste sábado, lado a lado com Leandro Reis, que fez a classificação para o duo formado também pelo sênior Ewerson Dias. João Cardoso ficou com a quinta melhor marca do Q2 e a volta mais rápida entre os pilotos da categoria B: 2min02s935.

Em novo formato para a temporada 2024, a sessão classificatória nas etapas Sprint é dividida em duas partes: Q1, para todos os competidores; e Q2, para os dez mais rápidos do primeiro segmento. A tomada de tempos oficializa os poles das classes A e B e define o grid de largada somente da Corrida 1 em uma rodada composta por seis provas no fim de semana.

A sessão classificatória aconteceu depois de seis treinos: três na última quinta-feira e outros três ao longo da sexta-feira. No primeiro dia de atividades, Rafa Reis liderou dois treinos, enquanto o terceiro ensaio teve Leandro Reis, com Onix Sedan da Ricco Motorsport, na frente.
Horas antes da classificação, Pablo Alves (Maratatha Racing) foi o mais rápido em dois treinos livres, e o vice-campeão Ernani Kuhn (Auto Racing) ponteou a terceira sessão. Os dois correm com Chevrolet New Onix. Na classe B, o grande destaque foi Daniel Nino, que comandou duas das três sessões, enquanto o treino livre 3 teve a liderança do rookie José Neto.

Na hora da verdade, o equilíbrio pautou a primeira parte da classificação. Pablo Alves foi o mais rápido ao virar 2min02s834, apenas 0s094 à frente da dupla formada por Célio Vinícius e Bernardo Cardoso.
Rafa Reis foi o terceiro, seguido por Leandro Reis — parceiro de Ewerson Dias e pelo atual campeão, Juninho Berlanda (Toyota Yaris). Melhor na divisão B, Daniel Nino foi o sexto colocado no geral, com Thiago Tambasco (Hyundai HB20), de volta à Turismo Nacional, em sétimo. João Cardoso foi o oitavo, com Pedro Bürger (Fiat Argo) em nono e mais um estreante, José Neto (Volkswagen Polo), fechando a lista de quem avançou para o Q2. Ao todo, sete pilotos da divisão A e três da B passaram para a fase final.

Os melhores tempos do Q2 vieram, quase que em sua totalidade, na primeira volta de cada piloto. Rafa Reis cravou 2min02s447 e tomou a ponta da tabela para não mais perder a pole position em Interlagos. O concorrente mais próximo do piloto da Car Racing foi o campeão Berlanda. Em grande estilo, o paulista comemorou sua primeira grande conquista na Turismo Nacional, e logo no ‘templo do automobilismo nacional’.

“Conquistar a pole aqui em Interlagos é demais, principalmente porque foi com minha equipe, que vem do kart, e agora alcançamos juntos esse feito aqui na Turismo Nacional. Começamos muito bem nosso fim de semana, liderando dois treinos de sexta-feira. Hoje nada vinha dando certo, mas mexemos e mudamos muita coisa para a classificação. Só quero agradecer a toda nossa equipe, que fez excelente trabalho e me deu um carro para marcar a pole. Agora vamos torcer para dar tudo certo amanhã, levar a vitória e, quem sabe, levar o título ao fim da temporada”, destacou.

João Cardoso também vibrou com a chance de abrir o grid na categoria B logo em sua segunda etapa na Turismo Nacional. “É muito importante e muito especial. Sabendo da história que tem essa pista, com vários ícones que brilharam aqui… Chega a arrepiar ao ver que fizemos a pole position. Espero que seja a primeira de muitas conquistas na Turismo Nacional”, disse.

O cronograma deste sábado em Interlagos traz quatro provas da Turismo Nacional: as duas primeiras acontecem pela manhã, com início às 10h10, e mais duas no período da tarde, largando às 15h35. A etapa de Interlagos será finalizada no domingo: a Corrida 5 está marcada para 9h, enquanto a prova que fecha a rodada tem começo previsto para 14h45.