Interlagos entrega grandes corridas e coroa novos vencedores na Turismo Nacional

Se a primeira impressão deixada depois da corrida Endurance que abriu o calendário 2024 já havia sido das melhores, a etapa que abriu o campeonato Sprint da Turismo Nacional neste ano confirmou as expectativas: estamos no curso de uma temporada imprevisível e com muitas caras novas como protagonistas do grid da categoria dos carros mais vendidos do Brasil. O Autódromo de Interlagos foi palco, neste sábado (13 de abril), de quatro corridas bastante movimentadas e que entregaram três vencedores inéditos na TN: Rafa Reis, na categoria A; João Cardoso e Daniel Nino, na divisão B. Ernani Kuhn, vice-campeão geral de 2023, também brilhou e faturou duas vitórias justamente no dia em que completou 28 anos.

As duas primeiras corridas do dia foram marcantes para duas das novas joias da Turismo Nacional. Depois das poles conquistadas na última sexta-feira, o paulista Rafa Reis, de 22 anos, converteu a primeira posição do grid em vitória na categoria A na Corrida 1 e repetiu o feito na segunda disputa do dia, levando a debutante equipe Car Racing ao topo do pódio. E João Cardoso, gaúcho de somente 17 anos e parceiro de carro do conterrâneo Pedro Pinheiro, de 18, brilhou na categoria B ao faturar as duas corridas da manhã.

A regra de definição dos grids de largada para 2024 diz que a inversão dos dez melhores colocados da Corrida 2 determina a ordem inicial da terceira prova da etapa Sprint. Desta forma, Ernani Kuhn — décimo colocado na segunda disputa do sábado — abriu a fila, sendo também o primeiro na divisão A, partindo lado a lado com Junior Helte, o melhor colocado no grid da classe B. Em contrapartida, Pablo Alves e Rafa Reis iniciaram a disputa em nono e décimo, respectivamente.

Ernani tirou proveito da posição no grid para abrir importante vantagem e conquistar sua primeira vitória na temporada 2024 da Turismo Nacional, logo no seu aniversário. Grande destaque mereceu também Rafa Reis, que depois das vitórias obtidas pela manhã conseguiu superar nove pilotos para terminar a Corrida 3 na segunda posição. Quem também trilhou grande jornada foi Daniel Nino, que foi o vencedor da prova na classe B e faturou o terceiro lugar na classificação geral.

A ordem da quarta e última prova do dia foi definida pela ordem final da Corrida 3. Assim se desenhou logo de início o embate entre o experiente Ernani Kuhn e o jovem Rafa Reis, o que trouxe um brilho ainda mais especial ao sábado em Interlagos. Os pilotos duelaram pela vitória até a bandeirada final, que teve o mato-grossense na frente como vencedor por apenas 0s108 de vantagem, enquanto Daniel Nino repetiu o triunfo na categoria B.

Com duas vitórias e dois segundos lugares neste sábado em Interlagos, Rafa Reis fechou o dia como o maior pontuador do grid. “Estou muito contente com o que estamos construindo. Não tinha como ter sido melhor. Foi muito mais do que o esperado. Duas vitórias e dois P2 hoje foi maravilhoso, e agora vamos ver o que vai dar amanhã”, vibrou o paulista da Car Racing.
Ernani Kuhn também fechou o sábado cheio de motivos para comemorar. “Foi uma dupla vitória, nas corridas 3 e 4, e estou muito feliz. Não deu muito certo pela manhã, mas creio que Deus tem um propósito para tudo. E agora é comemorar em dose dupla, com as duas vitórias e pelo aniversário de 28 anos. Estou muito feliz e só tenho de agradecer à minha família e à nossa equipe, a Auto Race, além de todo mundo que torce por mim e a Deus”, declarou o cuiabano.

O primeiro vencedor da etapa na categoria B, João Cardoso, deixou claro que tem como prioridade o título em 2024. “Foi um bom início. Conseguimos manter a cabeça no lugar e evitamos disputar com os carros da categoria A, sempre pensando no campeonato da B. E, graças a Deus, deu certo”, comemorou o gaúcho.

Piloto da equipe WC6 Motorsport, chefiada pelo multicampeão da Truck, Wellington Cirino, o paulista Daniel Nino comemorou muito as suas primeiras vitórias na Turismo Nacional. “Estivemos rápidos em todos os treinos. Temos de parabenizar nossa equipe, a WC6, que fez um trabalho incrível no carro. Tivemos uma infelicidade ontem na classificação, mas conseguimos vir remando e usamos a cabeça para entender que são quatro corridas, então optei por poupar o carro pela manhã. Garanti as vitórias e ainda poupei equipamento para amanhã porque teremos mais duas corridas, então vamos para cima”, concluiu.

A etapa de Interlagos será finalizada no domingo: a Corrida 5 está marcada para 9h, enquanto a prova que fecha a rodada tem começo previsto para 16h.