Ernani Kuhn anuncia novidades e prevê “grandes coisas em 2024”

Um dos principais destaques da temporada 2023 da Turismo Nacional foi o mato-grossense Ernani Kuhn. Com uma campanha muito forte e uma arrancada no segundo semestre, o piloto foi o maior concorrente de Juninho Berlanda na luta pelo título da classe A em seu primeiro ano completo na categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Ernani marcou um total de nove vitórias — incluindo a ‘varrida’ com seis vitórias em seis corridas na etapa do Velopark —, três poles, 31 presenças no top-5 em 36 provas no calendário e finalizou o ano como vice-campeão.

O novo ano chegou e, com ele, as esperanças de Ernani Kuhn foram renovadas. O piloto chega em 2024 com dois objetivos muito claros na Turismo Nacional: buscar o título Overall — soma das pontuações obtidas nas etapas Endurance e Sprint — para dar o maior passo da carreira e acelerar na próxima temporada no grid da Stock Series, último degrau antes da ascensão à Stock Car Pro.

E é impulsionado pelas esperanças renovadas que o cuiabano chega para a nova temporada com novidades muito importantes para acelerar desde o início do campeonato como um dos fortes concorrentes à taça. “Para a primeira etapa Endurance continuo com o Chevrolet New Onix, mas venho com novidades para o campeonato como um todo. Estou com nova equipe e vou correr com a Auto Racing, de Porto Alegre, que é chefiada pelo João Cardoso. Outra novidade é que, a partir da segunda etapa, estrearemos o Toyota Yaris”, revelou o piloto, confiante no que pode fazer em 2024.

“Tenho expectativas muito altas. Ano passado começamos do zero, com carro novo, e não esperava ter os resultados que tive. Na metade da temporada, assumi a vice-liderança da tabela, o que me levou ao vice-campeonato. E como tivemos resultados fortes no ano passado, certamente neste ano vamos vir para buscar o título”, declarou Ernani.

Em busca do sonho — Desde que soube do impulso da Vicar Promoções Desportivas de conceder ao campeão Overall da Turismo Nacional na categoria A o orçamento bonificado para correr na categoria de acesso à Stock Car na temporada seguinte, Ernani Kuhn passou a vislumbrar, em cores vivas, a chance de realizar um sonho que persegue há muitos anos.

“Correr na Stock Series e depois na Stock Car é um sonho que tenho desde que saí do kart. É algo que pode se tornar realidade e, com muita dedicação, vamos chegar lá”, declarou.

Kuhn se mostrou bastante satisfeito e feliz com a chance de fazer corridas de longa duração na Turismo Nacional. Nesta temporada, serão duas etapas. A primeira acontece em Goiânia, na abertura do campeonato, e a segunda está marcada para 14 de setembro, no Rio Grande do Sul.

“Essa iniciativa foi muito boa. As corridas de longa duração são sensacionais, gosto muito, mesmo. Faço muitas delas no simulador. O que a torna mais emocionante são alguns fatores, como a estratégia e também exige um melhor desempenho físico”, salientou Ernani, que já definiu sua tripulação para a primeira etapa do ano. “Vamos em dupla: vou correr com o piloto gaúcho e grande amigo João Cardoso”.

Por fim, quando questionado sobre o que espera da luta pelo título e das disputas com Juninho Berlanda, Ernani reforçou acreditar em batalhas bastante acirradas nas principais pistas do automobilismo brasileiro. “Estou mais preparado do que no ano passado. Se vocês já viram algumas corridas emocionantes em 2023, preparem-se que neste ano vamos ter muito mais provas assim. Acredito que, com a experiência que ganhei na temporada, faremos grandes coisas em 2024”, concluiu.

A abertura da temporada 2024 da Turismo Nacional acontece com a disputa da etapa Endurance de Goiânia (GO), com uma corrida de três horas mais uma volta de duração, marcada para 24 de fevereiro no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Ernani Kuhn
Data de nascimento: 13/04/1996 (27 anos)
Naturalidade: Cuiabá (MT)
Categoria: A
Carro: Chevrolet New Onix (Toyota Yaris a partir da etapa 1 Sprint)
Número: 107
Equipe: Auto Racing
Carreira na Turismo Nacional: vice-campeão na categoria A (2023)