Uma das categorias mais equilibradas do automobilismo nacional, a Turismo Nacional vem proporcionando, ao longo de sua curta história, disputas equilibradas e grandes competidores. Em seu segundo ano na categoria e um dos postulantes ao título no campeonato Overall A, Arthur Scherer vem sendo um dos destaques no grid da temporada 2024.
Em entrevista para o F1MANIA.NET, o piloto analisou o equilíbrio do campeonato e destacou os principais pontos de sua atual campanha.
“A temporada 2024 tem sido muito competitiva. Às vezes alguns carros apresentam um desempenho acima do normal, mas no geral as equipes estão bem equilibradas. Com relação à nossa performance, a constância tem sido um fator fundamental para nos mantermos vivos nessa disputa pelo título desde a temporada passada. Outro ponto importante é o processo de desenvolvimento do carro. Estamos sempre visando o aprimoramento de desempenho”, detalhou Arthur Scherer, com exclusividade para o F1MANIA.NET.
Exibindo bom ritmo na temporada 2024, Scherer reconhece o quanto a categoria foi fundamental para proporcionar diversos aprendizados. Além da retenção de novos conhecimentos, o piloto, que está na quarta colocação no Overall A, também evidenciou a mudança do FIAT Argo para o Chevrolet Onix como parte essencial nessa evolução.
“A mudança do FIAT Argo para o Chevrolet Onix foi significativa. Já estávamos esperando grandes alterações, mas acabaram superando as nossas expectativas no aspecto positivo. Podemos sentir a diferença na carroceria, já que nos outros agregados, temos os itens universais da categoria. Nos quesitos balanço de carro, construção, peso, fez muita diferença, com o Onix se mostrando superior (com relação aos parâmetros que estávamos trabalhando) e proporcionando muita confiança ao time”, comentou Scherer.
“No quesito adaptação, o Argo era um carro muito mais trabalhoso de guiar que o Onix. Então, o nosso atual veículo consegue ser muito diferente, apresentando uma tocada mais limpa. E dessa forma, esse upgrade nos proporcionou um desempenho muito rápido já na primeira prova Endurance“, complementou.
Correndo em casa na próxima etapa, Scherer busca aproveitar sua experiência no traçado de Interlagos para converter em importantes pontos para a disputa do campeonato, e consequentemente no prêmio com o orçamento bonificado para subir ao grid da Stock Series no ano seguinte.
Além disso, o piloto destaca a importância de modificar a estratégia utilizada na primeira passagem pelo circuito, visando corrigir decisões menos acertadas do começo da temporada.
“Interlagos é uma pista que gosto muito. É o circuito onde eu comecei, então tenho bastante experiência nesse autódromo. Estava bem confiante na primeira etapa, mas infelizmente não conseguimos bons resultados. Acabamos indo para um caminho que não fomos tão felizes, em comparação com as outras equipes. Apesar disso, tivemos aprendizados importantes, dados coletados, que nos trazem confiança para fazer diferente nessa próxima etapa”, finalizou Scherer.