Com nova equipe, Junior Helte traz “grandes expectativas” em 2024

Junior Helte foi um dos muitos pilotos que fez sua primeira temporada completa na Turismo Nacional no ano passado. Depois de ter estreado na categoria dos carros mais vendidos do Brasil na última etapa de 2022, em Goiânia, o paranaense nascido em Toledo encarou as etapas de 2023 correndo com o Chevrolet New Onix preparado pela equipe Porthack Racing. E os resultados foram bastante relevantes: Helte terminou 21 das 36 provas da etapa entre os cinco primeiros da categoria B e fechou o campeonato em quarto lugar.

Em 2024, ano de muitas novidades na Turismo Nacional, Helte permanece na categoria B e vai acelerar com novidades e metas bem estabelecidas. O piloto seguirá acelerando com New Onix, mas agora vai defender outra equipe: a JW Motorsport.

“Tenho grandes expectativas para buscar o lugar mais alto do pódio. Após minha primeira temporada na TN, eu me sinto mais maduro e preparado para buscar o meu objetivo. Ser campeão da categoria B e das corridas Endurance com minha equipe e minha dupla é o que almejo”, declarou.

Aliás, o piloto de 33 anos entende que a categoria dos carros mais vendidos do Brasil acertou em cheio ao trazer como novidade as etapas Endurance.

“Como todo piloto, sou apaixonado por corridas, e o calendário proporcionou oito etapas neste ano, incluindo duas Endurance, o que torna a categoria ainda mais atrativa para quem gosta de velocidade. Será minha primeira experiência com provas de longa duração e estou me preparando muito para dar o meu melhor. Sempre acompanhei corridas de Endurance, e o que mais me atrai é a estratégia utilizada, desde a gestão da manutenção do carro até a hora certa de parar no box. Tudo deve ser muito bem organizado, e qualquer falha pode colocar toda a corrida em risco”, ressaltou.

Em seguida, Junior revelou com quem vai fazer parceria na etapa Endurance que vai abrir a temporada 2024: será um velho conhecido e vencedor de corridas na Turismo Nacional. “Terei a companhia do Natan Sperafico nas corridas Endurance. É um piloto de família muito tradicional no automobilismo nacional e que já possui no currículo o título de uma das provas de longa duração mais prestigiadas do Brasil, a Cascavel de Ouro”.

Histórico na terra — Como vários outros pilotos oriundos da região Sul do Brasil, Helte iniciou sua caminhada no automobilismo acelerando em autódromos de terra, uma tradição no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

“Iniciei minha trajetória no automobilismo em meados dos anos 2000, primeiro correndo no Paranaense de Velocidade na Terra, à época chamado de Autocross. Tive a chance de testar carros antigos de marcas que corriam em Cascavel e, desde então, estive próximo das corridas no asfalto”, destacou.

Um dos fatores que levaram Helte a correr na TN foi a adoção do Kit Audace, composto por motor 2.0 e câmbio paddle-shift de competição, para todas as categorias do grid. “Na Turismo Nacional, depois da padronização do powertrain e mudanças no regulamento, com o equilíbrio entre os carros da categoria, me senti mais atraído para tomar a decisão de retornar às pistas”, concluiu.

A abertura da temporada 2024 da Turismo Nacional acontece com a disputa da etapa Endurance de Goiânia (GO), com uma corrida de três horas mais uma volta de duração, marcada para 24 de fevereiro no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Junior Helte
Data de nascimento: 07/05/1989 (33 anos)
Naturalidade: Toledo (PR)
Categoria: B
Carro: Chevrolet New Onix
Número: 45
Equipe: JW Motorsports
Colocação em 2023: 4º lugar (categoria B), 443 pontos