O Autódromo de Interlagos recebeu neste domingo (21/07), as Corridas 5 e 6 da quarta etapa da Turismo Nacional, completando a disputa de metade da temporada 2024 do campeonato. Juninho Berlanda levou sua terceira vitória do fim de semana na categoria A, enquanto Rafa Reis triunfou na Corrida 6 após um sábado complicado. Na B, Augusto Sangalli foi o grande destaque do dia, com duas vitórias.
A largada da Corrida 5 teve Daniel Nino na pole. O piloto perdeu a ponta para Lutianne Soares ainda na primeira volta, que teve muitas trocas de posição, mas sem incidentes. Juninho Berlanda subiu para a segunda colocação, enquanto Augusto Sangalli assumiu a terceira.
Pouco tempo depois, um momento inusitado: Felipe Pedrosa, que vinha em disputa acirrada no meio do pelotão, teve sua prova atrapalhada após atingir e arrastar uma placa por um longo trecho do traçado. Enquanto isso, na parte da frente, Berlanda tomou a ponta de vez, protagonizando um bom duelo com Lutianne Soares e abrindo vantagem sobre os concorrentes.
Soares se viu ameaçado pelo pelotão que vinha colado em sua traseira. A pressão de Rafael Velho e Ernani Kuhn era persistente, mas ele conseguiu segurar. A tenacidade de Soares acabou ajudando Pedro Bürger, que vinha logo atrás, a tomar a quarta posição de Rafael Velho. Nos momentos seguintes, Bürger assumiu a terceira posição, enquanto Arthur Scherer tomou a quarta colocação.
Berlanda recebeu a bandeirada no primeiro lugar, registrando seu terceiro triunfo no final de semana. Pedro Bürger e Arthur Scherer completaram o pódio na categoria A após Ernani Kuhn receber uma punição. Já Sangalli ganhou a disputa contra Victor Manzini na divisão B. O pódio foi completado pelo estreante Guilherme de Bellis.
Com a inversão de grid para a Corrida 6, Lutianne Soares ficou com a pole position no grid geral da competição. A disputa esquentou logo no início da prova, com Rafa Reis tomando a ponta. Gui Sirtoli também chegou a ultrapassar Soares, mas não conseguiu manter a posição.
A corrida foi agitada Com disputas ao longo do pelotão, Ernani Kuhn se destacou investindo em uma escalada no grid para recuperar as posições perdidas por conta da punição da prova anterior.
Juninho Berlanda também escalou o grid e, com 10 minutos de prova, se encontrava na sexta colocação, protagonizando uma dura batalha com Pablo Alves pela quinta posição, interrompida pelo acionamento do safety car após o #19 de Marcos Índio ficar parado na pista. A prova foi retomada com quatro minutos restantes.
A retomada foi a oportunidade perfeita para aquecer a disputa pelas posições de pódio. Enquanto Reis abria vantagem, Gui Sirtoli se viu pressionado por Ernani Kuhn e Luti Soares. Juninho Berlanda tentou angariar mais posições, porém teve seu pneu furado. Alguns instantes depois, Fabiano Cardoso fez uma excelente ultrapassagem sobre Pablo Alves e Lutianne Soares, subindo de sexto para quarto colocado. Na volta final, Fabiano Cardoso e Gui Sirtoli se enfrentaram pela terceira colocação. Vencedor da Corrida 4, disputada no sábado, Cardoso pressionou e levou a melhor.
Rafa Reis recebeu a bandeirada na ponta, mantendo sua liderança no campeonato, enquanto Ernani Kuhn e Fabiano Cardoso completaram o pódio da categoria A. Na B, Augusto Sangalli levou sua terceira vitória em Interlagos (havia sido o melhor na Corrida 4 da B), acompanhado no pódio por Guilherme de Bellis e João Cardoso.
“Essa vitória foi sofrida!”, comentou Rafa Reis. “O fim de semana foi complicado para nós, com um resultado bem abaixo do esperado nas corridas 3 e 4. Mas hoje deu tudo certo e conseguimos salvar o final de semana.”
Guilherme de Bellis, que conquistou seus primeiros pódios na TN, relatou como foi sua estreia: “Foi um fim de semana de altos e baixos. Comecei com dificuldade, mas a cada sessão eu fui evoluindo, foi um aprendizado. Quero agradecer o trabalho da equipe com o carro. Evolui muito e consegui esses pódios importantes.”
A próxima etapa da Turismo Nacional, quinta da temporada 2024, está programada entre os dias 23 e 25 de agosto no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.