Dupla dos veículos leves quebra recorde de especiais vencidas no mesmo Dakar

Seth Quintero e Dennis Zenz quebraram um recorde nesta quinta-feira (13). A dupla se tornou a primeira a vencer 11 vezes em especiais, considerando o prólogo, no Dakar. A dupla, que compete nos veículos leves, venceu a penúltima etapa desta edição da prova, disputada com largada e chegada em Bisha, na Arábia Saudita, ao percorrerem os 346 quilômetros em 3h57min53s.

Curiosamente, a dupla não vencerá o Dakar, mesmo com as 11 vitórias desta edição. A única etapa não vencida por Quintero e Zenz foi um abandono, que causou uma penalização pesada de dez horas, além do próprio atraso no estágio. O duo aparece, já com o resultado desta tarde, na 18ª posição nos veículos leves.

A segunda posição do dia ficou com Sebastian Eriksson e Wouter Rosegaar, que foram 15min18s mais lentos que Quintero e Zenz. Pavel Lebedev e Kirill Shubin ficaram com a terceira colocação, sendo seguidos por Cristina Gutiérrez e François Cazalet, quartos melhores da quinta-feira. Lionel Costes e Christophe Tressens fecharam o top-5.

Francisco López Contardo, o Chaleco, e Juan Pablo Latrach, fecharam a especial na segunda posição, mas acabaram penalizados em 15 minutos pela direção de prova, despencando para a sexta colocação na última etapa laço da atual edição da mais importante prova fora de estrada do planeta.

Apesar a punição, Chaleco e Latrach seguem na liderança do Dakar nos veículos leves, agora com 44h11min34s acumulados. Eriksson e Rosegaar são os segundos colocados, 40min36s atrasados. Gutiérrez e Cazalet aparecem em terceiro.

Poloneses vencem e UTV tem novos líderes

Marek Goczal e Lukasz Laskawiec foram os vencedores do dia nos UTVs após completarem a especial em 4h13min12s, ficando 3min37s à frente dos segundos colocados 3min37s, Gerard Farrés Guell e Diego Ortega Gil. Rokas Baciuska e Oriol Mena foram os terceiros, seguidos por Rodrigo Luppi e Maykel Justo. Luís Portela Morais e David Megre fecharam o top-5.

Quem não teve uma especial das melhores foi a dupla formada por Austin Jones e Gustavo Gugelmin. A dupla ficou com a sexta posição ao final do estágio, mas com um tempo 17min12s pior em relação a Goczal e Laskawiec, os vencedores da etapa.

Faltando uma especial, os UTVs têm novos líderes: Farrés Guell e Ortega Gil, com 45h24min07s. Os espanhóis aparecem 1min41s à frente de Jones e Gugelmin, que caíram para a segunda posição. Goczal e Laskawiec são os terceiros, enquanto Luppi e Justo seguem na sexta posição.

Dakar termina nesta sexta-feira

O Dakar parte para sua última especial nesta sexta-feira, quando a caravana deixa a cidade de Bisha e segue em direção a Riad, em um trecho cronometrado de 164 quilômetros.