Dakar: Lucas Moraes se torna o primeiro brasileiro a vencer uma especial nos carros

Lucas Moraes se tornou nesta segunda-feira (8) o primeiro brasileiro a vencer uma especial do Dakar, mais importante rali do mundo, competindo entre os carros. O piloto, que tem como navegador o espanhol Armand Monleón, foi o melhor no terceiro estágio da prova, disputado entre as cidades de Al Duwadimi e Al Salamiya, na Arábia Saudita, ao completar os 438 quilômetros da especial em 4h14min51s com um Toyota da equipe oficial da montadora japonesa.

A segunda posição ficou com Mattias Ekström e Emil Bergkvist, que, com um Audi, foram batidos em apenas nove segundos por Moraes e Monleón. Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk, com a equipe Overdrive, fecharam a especial em terceiro, sendo seguidos por Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, da Nasser Racing. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Romain Dumas e Max Delfino, dupla que defende a Rebellion Racing.

Carlos Sainz e Lucas Cruz, com um Audi, foram os sextos melhores da especial, sendo seguidos por Mathieu Serradori e Loic Minaudier, dupla que defende a Century Racing. Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, da Audi, foram os oitavos, enquanto Benediktas Vanagas e Kuldar Sikk, com um Toyota, acabaram com o nono lugar. O top-10 ainda contou com Vaidotas Zala e Paulo Fiuza, da X-Raid Arijus.

Outras duplas brasileiras tiveram bons desempenhos nesta segunda-feira. Marcos Baumgart e Kleber Cincea levaram o carro da X Rally ao 13º lugar da especial desta segunda-feira. O mesmo time ainda viu a dupla formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti completar o estágio com o 20º lugar. Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs terminaram com o 40º lugar.

Após a especial desta segunda-feira, Al Rajhi e Gottschalk lideram o Dakar com 13h07min29s acumulados, e levam 29 segundos de frente em relação a Sainz e Cruz. Ekström e Bergkvist são os terceiros, sendo seguidos por Moraes e Monleón. Al-Attiyah e Baumel são os quintos colocados. Cristian Baumgart e Beco Andreotti são os 26º, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs são os 43º, e Marcos Baumgart e Kleber Cincea aparecem na 60ª posição.

O Dakar segue nesta terça-feira com uma especial entre Al Salamiya e Al Hofuf, com 425 quilômetros.