Porsche Cup: Müller/Fraga segura Comparatto/Leist e vence Endurance em Portimão

Marçal Müller/Felipe Fraga foi a dupla vencedora da etapa Endurance da Porsche Cup em Portugal. Nos 300km de Portimão realizado neste domingo (6), os companheiros tiveram de segurar Matheus Comparatto/Arthur Leist na reta final para subir ao degrau mais alto do pódio.

Enquanto isso, na classe Challenge, José Moura Neto e Matheus Iorio foram os primeiros a receberem a bandeira quadriculada no Algarve.

Com a largada autorizada, Miguel Paludo tentou dar o bote para assumir a primeira colocação, mas precisou se manter na quarta colocação. Enquanto isso, na ponta do pelotão, Müller conseguiu manter a primeira posição. Salles vinha em segundo e ao final da primeira volta, já tinha 0s8 de desvantagem.

Para este primeiro stint, a maior parte das duplas optou por largar com o piloto titular. Ainda, nas estratégias estava de nenhum dos competidores fazer stint dobrado, portanto, correr ‘duas vezes seguidas’.

E ao final do primeiro giro, uma série de acontecimentos. Primeiro, Maurizio Billi já foi aos boxes, mas ainda não poderia ser a parada obrigatória; pouco depois, Chico Horta acabou rodando por um toque de Matheus Comparatto e perdeu muitas colocações, mas retornou para a disputa.

Nas primeiras colocações, Sergio Ramalho queria ganhar uma posição e, com isso, começou uma emocionante briga pela vice-liderança com Salles. O competidor vinha dando grandes investidas, mas Lucas, companheiro de Rafael Suzuki, fechava a porta.

Atrás, Cecilia Rabelo teve um toque de Flavio Sampaio e rodou e, mais à frente, Lineu Pires também se envolveu em um incidente e teve o pneu esquerdo traseiro e parou na área de escape, que provocou a saída do primeiro safety-car da disputa.

O início da corrida esteve bastante movimentado. Com tantos toques na pista, inúmeros pilotos acabaram indo para os boxes, Leonardo Herrmann era outro nome que também perdeu a roda e teve de fazer um pit-stop.

Relargada autorizada e Müller, que já tinha 1s de vantagem antes do carro de segurança, agora precisava remar tudo de novo. Inclusive, já se via fazendo traçado defensivo de Ramalho.

Depois de tanto passar Marçal, Sergio, usando o Boost, conseguiu dar o bote em cima do ponteiro e, assim, se tornou o novo líder dos 300km em Portimão. Salles, Paludo e Thiago Camilo completavam as cinco primeiras colocações.

Com 12 voltas de 65 previstas completadas, Ramalho estava na primeira colocação com 2s6 de vantagem em cima de Müller. Inclusive, Sergio também liderava na categoria Carrera Sport.

Enquanto isso, na classe Challenge, Daniel Neumann liderava tanto na categoria geral quanto era o primeiro na Rookie. Sadak Leite, que largou da pole na classe, vinha na segunda colocação.

Quem vinha escalando de maneira exemplar o pelotão era Camilo. Usando o botão do Boost, que dá potência extra momentânea, o competidor conseguiu deixar Salles para trás e assumiu a terceira colocação.

Após toda a movimentação da corrida, as coisas começavam a se estabelecer no Algarve. Ramalho, Müller, Camilo, Salles e Antonella Bassani eram os cinco primeiros da Carrera. Ramalho liderava também na SPort e na Rookie vinha Marco Pisani.

Enquanto isso, na classe Challenge, Neumann ainda era primeiro, com Sadak, Jose Moura Neto, Carlos Ruiz e Rabelo completando o top-5.

Na volta 16, então, abriu a primeira janela de paradas obrigatórias. Os competidores teriam seis minutos para fazerem os pit-stops – os pilotos precisam ficar, no mínimo, três minutos nos boxes.

Três giros mais tarde, a janela de paradas foi fechada. Nesse momento, a direção de prova indicou que pilotos como Thiago Camilo e Vitor Baptista teriam acréscimo de 3s no próximo pit-stop por conta de limites de pista.

Nesse retornou dos carros na pista, Josimar Junior agora era quem puxava a fila, seguido por Felipe Fraga, que descontou mais de 1s de desvantagem na última volta, Alan Hellmeister, Nelson Monteiro e Suzuki fechando o rol dos cinco primeiros gerais.

Na Challenge, Carlos Ruiz Jr, Matheus Iorio, Fabio Carbone, Gustavo Bandeira em quarto e João Gonçalves em quinto.

A briga pela primeira colocação, então, começou a pegar fogo com 22 voltas completadas. Fraga, companheiro de Marçal, deu o bote em cima de Josimar, conseguindo consumar a ultrapassagem e quase trouxe Hellmeister junto, que colou na traseira de Junior, agora segundo.

O carro #87, de Nelson Monteiro e Camilo, vinha acumulado penalizações por conta de limites de pista. Nisso, estavam com 9s de acréscimo para pagar na próxima parada nos boxes.

Encerrado o primeiro segmento com 30 voltas e os vencedores foram Fraga e Müller, com Josimar/Ramalho na Sport e Silvio Morestonei/Jeff Giassi na Rookie da Carrera.

Enquanto isso, na classe Challenge, Moura Neto/Iorio é a dupla vencedora geral e na Sport, enquanto pai e filho Ruiz/Ruiz Jr triunfou na Rookie.

No giro seguinte, aberta a segunda janela de paradas, com oito minutos para os pilotos irem mais uma vez no pit-stop.

Com metade da corrida completada, quem já havia abandonado era Lineu Pires/Beto Gresse, Marcos Regadas/Rodrigo Mello, Vitor Baptista/Leonardo Herrmann, Wagner Pontes/Rafael Reis.

Neste momento, todos os pilotos quase estavam nos boxes. Carlos Ruiz já havia voltado, enquanto Camilo também retornou ao traçado – inclusive, Thiago pagou as penalizações por limites de pista.

Após a rodada de paradas, Müller segue na primeira colocação com o Porsche #544 no Algarve. Matheus Comparatto, Salles, Paludo e Pedro Boesel eram os cinco primeiros na Carrera.

Na Challenge, José Moura Neto era o primeiro colocado, com Carlos Ruiz, Neumann, Luis Souza e Claudio Reina fechando o top-5.

A briga pela terceira colocação começou a pegar fogo, então. Paludo começou a dar as investidas em cima de Salles, até que em uma investida certeira, o competidor do carro #7 conseguiu se adiantar e tomar o posto. Mais à frente, Comparatto acionou o Boost para se distanciar de Miguel.

Um pouco depois, Lucas deu o troco em cima de Paludo e com o Boost acionado, retomou a colocação. Pouco depois, então, foi a vez de Miguel reassumir o terceiro posto.

Matheus Comparatto seguia tentando subir no pelotão e estava a 1s do ponteiro. Tentando se afastar do adversário vice-líder, então, Marçal acionou o Boost para abrir um respiro maior. Enquanto isso, Ramalho era o primeiro na Sport e Marco Pisani na Rookie.

Na Challenge, Carlos Ruiz liderava tanto na geral quanto na Rookie. Moura Neto seguia puxando o pelotão na Sport.

48 voltas feitas, restando 17 para a bandeira quadriculada, e mais uma janela de paradas aberta, mais oito minutos para os competidores fazerem suas visitas aos boxes e ficarem por seis parados. Paludo foi o primeiro a entrar, logo seguido por mais competidores – mas Marçal e Comparatto se mantiveram na pista.

No giro seguinte, então, Müller e Matheus também foram fazer a parada, marcando a estratégia um do outro.

Stint final em Portimão e quando retornaram à pista, Fraga era o primeiro com 1s365 de vantagem em cima de Leist, segundo colocado. Hellmeister, Suzuki e Nicolas completavam os cinco primeiros na Carrera.

Ruiz Jr, Iorio, Bonifacio, João Gonçalves e Bandeira fechavam as cinco primeiras colocações na classe Challenge.

Na aproximação da bandeira quadriculada, Leist vinha tirando aos poucos a diferença para Fraga, primeiro colocado. Inclusive, o ponteiro acionou o Boost para tentar abrir um respiro para o restante do pelotão.

Josimar Junior, Nelsinho Monteiro e Marcos Gomes vinham numa disputa emocionante pela liderança da classe Sport. Gomes, então, deixou todos os adversários para trás e conseguiu tomar a primeira colocação.

Arthur vinha se aproximando cada vez mais e a diferença entre os dois primeiros colocados nunca foi menor. A diferença é que Fraga ainda tinha três acionamentos de Boost, enquanto Leist tinha dois.

Bandeira quadriculada e Müller/fraga garantiu a vitória nos 300km de Portimão da Porsche Cup em Portugal. Comparatto/Leist foi segundo, com Paludo/Hellmeister, Salles/Suzuki e Pedro Boesel/Zendeli completando o top-5.

Na classe Challenge, Moura Neto/Iorio venceu, com Ruiz/Ruiz Jr, Souza/Bonifacio, Reina/Gonçalves e Neumann/Bandeira fechando os cinco primeiros do pódio.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.