Müller é mais rápido na sexta-feira da etapa de sprint da Porsche Cup no Estoril

A sexta-feira de treinos livres da Porsche Cup C6 Bank no Estoril antecipou qualificações e corridas muito parelhas para o fim de semana. A quilometragem acumulada por muitos competidores na abertura do campeonato de Endurance no sábado passado fez diferença, ainda que a temperatura mais amena nesta semana (22ºC na temperatura ambiente e no asfalto) tenha imposto algumas mudanças nos setups dos carros de corrida mais produzidos no planeta. No fim do dia, quem prevaleceu foi Marçal Muller, a bordo do Porsche #544. Ele cravou 1:39.610 em sua melhor passagem no treino livre da Carrera Cup.

Muller abriu uma inusual margem de 0.456s sobre o segundo mais rápido do treino livre dos carros da geração 992, Francisco Horta. Este liderou na classe Sport. Miguel Paludo foi terceiro, Lineu Pires quarto e o líder do campeonato e vencedor do último fim de semana, Werner Neugebauer, quinto.

Apenas os cinco primeiros estiveram no mesmo segundo do líder. Pela Carrera Rookie, a liderança foi de Bruno Campos a bordo do Porsche #33. Ele terminou em um respeitabilíssimos oitavo lugar no geral, mostrando que a vitória na classe na corrida de endurance em dupla com Nicolas Costa não foi por acaso.

Pela classe Challenge, o carro mais rápido foi o Porsche #72, de Antonella Bassani, com a marca de 1:43.489. Ela livrou 0.070s de Miguel Mariotti. Vale lembrar que apenas os dois venceram corridas no campeonato de sprint neste ano, três cada.

Cristian Mohr, Celio Brasil e Leonardo Herrmann completaram o top5 e apenas os cinco primeiros andaram no mesmo segundo da líder.

A sessão da Challenge começou com pista seca, mas houve chuva depois de 20 minutos, o que representou um desafio adicional para os competidores dos carros 991.2. Brasil liderou na divisão Sport, com o primeiro lugar na Rookie ficando nas mãos de Alceu Feldmann Neto.

Neste sábado o Estoril tem programação cheia, com a pista sendo aberta para o quali da Carrera Cup. As corridas 1 das duas classes acontecem a partir das 11h de Brasília (15h em Lisboa). As provas terão 25 minutos mais uma volta de duração.

O que eles disseram:

“Liderar o treino sempre nos deixa confiante para a sequência da etapa. Estou focado no meu trabalho e não pensando muito nos outros. Estamos evoluindo e ainda temos mais coisas para evoluir. Não gosto de comemorar muito o treino livre, não sabemos as outras estratégias e o que vale amanhã. Estamos bem encaminhados para brigar pela pole.”
Marçal Muller

“Muito bom terminar em primeiro, mesmo em uma sessão desafiadora como a de hoje. Temos boas expectativas para andar bem no sábado, mesmo com poucas voltas dadas hoje pelas condições de pista. Consegui apenas seis voltas na pista seca e estava na minha melhor passagem quando a chuva veio com força e tomei um susto na curva zero, mas é sempre bom vivenciar essas coisas e entender o carro nas mais diferentes condições de pista.”

Antonella Bassani

“Temos que tomar cuidado com essa turma que esconde o tempo no treino livre, mas estou animado com o desempenho. A endurance na semana passada ajuda a conhecer a pista e o carro tem desempenhado bem. Estou animado para fazer um bom quali amanhã.”

Francisco Horta

“Foi um bom treino, evoluímos da outra sessão e agora vamos analisar os dados para tomar a decisão certa da estratégia para o Q1 e Q2. Estamos batendo na trave em alguns qualis, mas queremos melhorar a performance para brigar pela pole e deixar este terceiro que está nos perseguindo aqui em Portugal.”

Miguel Paludo

“A expectativa é muito alta para a etapa. Estamos analisando os dados coletados da semana passada e isso ajuda muito no desenvolvimento para a etapa. Ainda preciso entregar um pouquinho mais da minha parte na pista, amanhã começa a valer de fato o bom desempenho.”

Lineu Pires

“Um dia bem atípico para a gente: pista seca, pista úmida, garoa… Uma temperatura um pouco mais fria que experimentamos a semana passada toda. Trabalhei bastante em ritmo de corrida, o que me agradou e vamos amanhã para o quali com tudo”
Werner Neugebauer

“Minha primeira vez no top10, estou muito feliz com isso e já fica a sensação boa de contar isso como uma vitória de corrida. Estudamos muito a telemetria junto com o Nicolas, coletamos bons dados na última etapa aqui, o carro estava em ordem e agora vamos ver o que conseguiremos para amanhã.”

Bruno Campos

“Tivemos dois treinos interrompidos por chuva, ontem praticamente não teve e hoje foi só metade do treino livre. Mas eu venho de bastante quilometragem na endurance e temos bastante dados coletados e o traçado bem aprendido, que é diferente das pistas do Brasil. Estamos confiantes para buscar mais uma pole amanhã e tentar manter a liderança da pontuação”

Miguel Mariotti

“Esse piso molhado no final deu uma desestabilizada, porque eu estava virando bem e de repente teve a chuva. Ia colocar um pneu zero e provavelmente seria ainda mais rápido, mas foi um dia produtivo”

Alceu Feldmann Neto