Um dos mais premiados pilotos do kart mundial nas últimas temporadas, Matheus Morgatto conquistou o vice-campeonato mundial de kart KZ no último domingo (13). O jovem talento brasileiro, que vive sua primeira temporada nesta categoria, foi um dos destaques da competição realizada no Kartódromo de Portimão, em Portugal, e terminou a decisão com o segundo lugar da classe KZ2.
O piloto se dividiu entre competições nos Estados Unidos e na Europa em sua temporada de estreia na KZ. Morgatto destaca que, mesmo com uma rotina de viagens, participar de campeonatos nas Américas e no Velho Continente foram importantes para o resultado no Mundial.
“Comecei a correr esse ano de KZ, então tive muitos testes e corridas nos Estados Unidos e na Europa. Com muitas viagens, o que tornou o ano cansativo. Mas isso foi essencial para conseguir esse vice-campeonato mundial. A KZ é uma categoria em que muitos pilotos passam, como o Max Verstappen, que foi campeão do mundo”, disse Morgatto.
Em um campeonato com 101 participantes, Morgatto foi o quarto melhor de sua bateria na tomada de tempos. Sempre largando da terceira fila nas baterias classificatórias, o brasileiro esteve entre os mais velozes, vencendo uma das disputas e ficando com a segunda colocação em outras duas oportunidades. Na pré-final, uma nova vitória.
Na decisão do campeonato, Morgatto tomou a segunda posição e pressionou o primeiro colocado nas últimas cinco voltas, terminando com o vice-campeonato mundial de kart KZ2, apenas dois décimos distante do vencedor. O piloto destacou a performance positiva apresentada ao longo de toda a competição no kartódromo português.
“Estou bem feliz com a semana que tivemos em Portugal, e com o meu desempenho. Esse é meu primeiro ano completo fazendo provas de KZ, então estou satisfeito. Vamos ver o que 2025 nos reserva, acho que com os grandes resultados na elite do kart mundial agora vamos em busca de apoio para iniciar um novo passo em minha carreira, com carros de competição”, completou o piloto, após a conquista de mais um pódio em Mundiais.
Matheus alcançou o pódio pela segunda vez em um Mundial de Kart. Em 2022, correndo pela classe OK, Morgatto se tornou campeão do mundo, quebrando um jejum de 24 anos sem brasileiros alcançando este título.