Principal competição de karts de aluguel do planeta, o Kart World Championship (KWC), considerado o Mundial de Kart Rental, teve no domingo o início da disputa da temporada de 2024 com a disputa da Nations Cup, prova de endurance que contou com pilotos de 17 países em 36 karts no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A vitória foi brasileira, com a equipe Karteiros chegando em primeiro lugar após quase seis horas de disputa.
O time completou a prova com 342 voltas, garantindo a vitória na abertura do Mundial de Kart Rental com uma volta de vantagem em relação aos adversários. A segunda posição acabou nas mãos da FKart, com o equipamento de número 14. O top-3 brasileiro ainda contou com o kart numeral 38 da equipe Meteoro Academia.
“Foi uma disputa intensa em toda a prova e não desistimos até a volta final. Conseguimos o primeiro lugar com uma equipe que trabalhou intensamente para qualquer um dos nossos karts da equipe Karteiros vencer, e isso foi o grande diferencial do nosso time e determinante para este título mundial”, disse Johnny Silva.
O piloto, que também é campeão brasileiro de kart profissional, agradeceu o chefe de equipe Edu Morita e os pilotos que integraram o time na Nations Cup pela conquista. São eles: Alex Campo, Diego Silva, Edu Neves, Edu Perez, Éric Martins, Gonçaço Oliveira, Johnny Silva, Kleber Eletric, Léo Canassa, Léo Mendes, José Prioste, Ricardo Ghirlanda, Rodrigo França, Saulo Righi, Thiago Lopes, Vini Matias e Zé Luiz.
O Mundial de Kart Rental tem prosseguimento nesta semana com a disputa de cinco categorias: Overall, Júnior, Mulheres, Master e Equipes, que contarão com mais de 300 pilotos vindos de todas as partes do planeta. Serão 120 corridas até se apurar o campeão em cada uma das classes. As classificatórias serão abertas nesta terça-feira (23), com as finais marcadas para o sábado.
O KWC foi criado em 2005 e teve edições realizadas em diversos países, como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Polônia, Espanha, Bélgica, Dinamarca e Itália. A edição no Kartódromo Granja Viana é a 18ª da história do campeonato.