Pourchaire fatura título da F2 em Abu Dhabi. Doohan vence última corrida do ano

Théo Pourchaire conquistou neste domingo (26) o título da Fórmula 2, ao terminar a última etapa da temporada 2023, disputada no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. O piloto da ART Grand Prix terminou a última corrida do campeonato com a quinta posição, e ver Frederik Vesti completar a prova em terceiro com um carro da Prema. A vitória ficou com Jack Doohan, piloto da Virtuosi.

A conquista coroa uma temporada em que Pourchaire, vice-campeão de 2022, foi dos mais consistentes. O francês venceu apenas uma vez, logo na primeira corrida longa do ano, no Bahrein, mas chegou no pódio em nove oportunidades. Além disso, o piloto contou com azares dos rivais, como Vesti, que nas etapas finais teve problemas em pelo menos uma das corridas em Spa-Francorchamps, Zandvoort e Monza.

Na corrida deste domingo, Doohan manteve a liderança nos metros iniciais, apostou em uma estratégia da qual largou com pneus macios e teve compostos médios na parte final, garantindo a terceira vitória no ano. Victor Martins ficou com a segunda posição com um carro da ART Grand Prix, enquanto Vesti completou o pódio após um toque com Zane Maloney na última volta. Ayumu Iwasa, da Carlin, foi o quarto, seguido por Pourchaire.

Arthur Leclerc, que chegou a ser punido por levar vantagem em uma saída de pista, completou a prova em sexto com um carro da DAMS, sendo seguido por Dennis Hauger, sétimo com a MP Motorsport. Isack Hadjar fechou a prova em oitavo com a Hitech, chegando à frente de Kush Maini, nono a bordo de um equipamento da Campos Racing. Zak Crawford, da Hitech, fechou a zona de pontos.

Único brasileiro no grid, Enzo Fittipaldi fechou a disputa deste domingo com a 14ª colocação. O brasileiro largou da décima posição, e chegou a despencar para o 17º lugar nas voltas iniciais por conta dos pneus médios com os quais largou, mas recuperou algumas posições na parte final da corrida com o equipamento preparado pela Carlin para terminar três postos à frente.

Pourchaire termina a temporada com 203 pontos, contra 192 de Vesti, o vice-campeão. Doohan fecha o campeonato em terceiro com 168 pontos, contra 165 de Iwasa, o quarto colocado. Martins, com 150 pontos, completou a lista dos cinco melhores. Enzo Fittipaldi completa a temporada com a sétima colocação, somando 124 pontos.