Maini é desclassificado e Bortoleto herda pole da F2 no Bahrein

Horas depois da disputa da sessão que definiu as posições de largada para a etapa de abertura da Fórmula 2, Kush Maini foi desclassificado da atividade. O piloto da Virtuosi, que havia garantido a pole position no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir, tinha a altura da barra externa dianteira esquerda abaixo da temperatura mínima exigida, o que causou a exclusão do indiano da sessão. Gabriel Bortoleto, com o outro carro da Virtuosi, herdou a pole position.

Na classificação, Maini havia conseguido um tempo 0s319 melhor em relação a Bortoleto, que faz sua primeira temporada na mais importante categoria de acesso à Fórmula 1. Com a desclassificação, o indiano fechará o grid das duas provas do final de semana. O atual campeão da Fórmula 3, por sua vez, dividirá a primeira fila do grid com Isack Hadjar, da Campos Racing.

Quem também sobe uma posição no grid de largada é o outro brasileiro na Fórmula 2, Enzo Fittipaldi. O piloto, que inicia sua terceira temporada na categoria defendendo a Van Amersfoort, sobe da oitava para a sétima posição no grid para a corrida de sábado, a principal do final de semana. Além disso, o “Tubarãozinho” partirá em quarto na corrida Sprint desta sexta-feira.

As corridas que abrem a temporada de 2024 da Fórmula 2 estão marcadas para 11h15 de sexta-feira e 7h30 de sábado.