George Russell larga em 12º para vencer a segunda bateria em Baku; Câmara foi 2º

O jovem da Mercedes, George Russell, recuperou-se do desgosto na primeira corrida de Fórmula 2 em Baku para obter uma vitória notável do 12º lugar do grid na corrida deste domingo.

Russell saltou para o sétimo no início, e logo estava usando a reta principal de Baku e o DRS adicional para escalar o pelotão. Ele foi quinto no final da primeira volta.

Ele então se juntou e venceu uma luta de três vias com Lando Norris e Nicholas Latifi, e começou a perseguir Sergio Sette Câmara.

O piloto brasileiro da Carlin travou na Curva 1 na 12ª volta da corrida de 21 voltas, e isso, aliado ao setor roxo após setor roxo para Russell, significava que o britânico logo estava atrás dele.

Com algumas voltas restantes, Russell tentou assumir a liderança na Curva 1 e falhou.

Mas na próxima volta, faltando três para o final, ele se recuperou para conquistar a sua primeira vitória na F2 por 2,6 segundos sobre Câmara, que tem três pódios em quatro corridas para a Carlin, mas não conseguiu conviver com o atual campeão da GP3, Russell, nos estágios finais.

Nyck de Vries tomou a terceira posição com apenas algumas voltas para o fim de Latifi, levando o primeiro pódio da temporada da Prema depois que o holandês perdeu um segundo lugar no sábado com uma fritada de pneus na Curva 1, que também forçou o líder Russell a sair e o custou a vitória.

Fórmula 2 2018 - GP do Azerbaijão - Pódio
Foto: Zak Mauger/LAT Images

Latifi se manteve em quarto no final de um fim de semana difícil. Ele rodou na classificação e começou na fila de trás depois de não conseguir uma volta representativa.

Norris lutou pelo quinto lugar, depois de sair em terceiro. No início, ele teve que evitar o pole Roberto Merhi, da MP Motorsport, com ele e companheiro de equipe Ralph Boschung tendo ficado parados no grid em primeiro e segundo, com os pilotos continuando a sofrer para tirar o novo carro da posição de largada.

Então, na batalha com Russell e Latifi, Norris escapou na Curva 1 caindo para o sétimo, o que forçou o vencedor da corrida do Bahrain a uma corrida de recuperação, mas, crucialmente, ele acrescentou mais pontos ao seu campeonato.

Os juniores da Haas F1, Arjun Maini e Santino Ferrucci, fecharam em sexto e sétimo lugar, com Maini impressionando ao largar do 17º lugar, depois de problemas no motor terem encurtado a sua corrida.

Merhi e Boschung recuperaram do mau começo e ficaram em oitavo e nono, respectivamente, enquanto o piloto júnior da Honda, Tadasuke Makino, completou o top 10 no único carro da equipe Russian Time remanescente.

Seu companheiro de equipe, o vencedor do sprint do Bahrain, Artem Markelov, abandonou pelo segundo dia consecutivo com falha mecânica.

O vencedor da corrida de ontem, Alexander Albon, empatou no grid, assim como o segundo colocado naquela corrida Jack Aitken, companheiro de equipe do Russell na ART Grand Prix. Aitken recuperou para 12º e Albon 14º.

Com este resultado, Lando Norris lidera o campeonato com 53 pontos, seguido de muito perto pelo brasileiro Sergio Sette Câmara, que está a apenas um ponto de desvantagem. Alexander Albon ocupa a terceira posição a 12 pontos do líder.

A Fórmula 2 volta à ação entre os dias 11 e 13 de maio, como parte da programação do GP da Espanha de Fórmula 1.

ATUALIZAÇÃO

Horas após a corrida, o brasileiro Sergio Sette Câmara foi desclassificado após ser pego com combustível insuficiente para análise técnica.

 

Confira o resultado da segunda bateria no Baku, Azerbaijão:

1) George Russell (ART Grand Prix)
2) Sergio Sette Câmara (Carlin)
3) Nyck de Vries (Prema)
4) Nicholas Latifi (DAMS)
5) Lando Norris (Carlin)
6) Arjun Maini (Trident)
7) Santino Ferrucci (Trident)
8) Roberto Merhi (MP Motorsport)
9) Ralph Boschung (MP Motorsport)
10) Tadasuke Makino (RUSSIAN TIME)
11) Louis Delétraz (Charouz Racing System)
12) Jack Aitken (ART Grand Prix)
13) Nirei Fukuzumi (BWT Arden)
14) Alexander Albon (DAMS)
15) Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing)
16) M.Günther (BWT Arden)
OUT) Sean Gelael (Prema)
OUT) Roy Nissany (Campos Vexatec Racing)
OUT) Artem Markelov (RUSSIAN TIME)
OUT) Antonio Fuoco (Charouz Racing System)