F1: Browning mantém foco na F2 e mira chance na Williams

Luke Browning, piloto da Hitech e membro da Academia de Pilotos da Williams, estabeleceu altas expectativas para a temporada de 2025 da Fórmula 2. O jovem britânico está confiante de que pode ter um ano de sucesso e espera chamar a atenção da equipe Williams na Fórmula 1.

Browning, que integra a academia da Williams desde abril de 2023, já teve a oportunidade de pilotar o FW46 no TL1 do GP de Abu Dhabi em 2024. Durante uma sessão de imprensa, ele foi questionado sobre possíveis garantias da equipe sobre seu futuro na Fórmula 1.

“Na Williams, a forma como funciona é: você se sai bem e então terá a oportunidade e ela virá. Então, estou confiante de que, se eu tiver um bom desempenho, terei as oportunidades de me mostrar e estou ansioso por isso”, afirmou Browning.

O calendário do piloto de 23 anos está repleto de compromissos, com sua participação na Fórmula 2 pela Hitech e seu papel como piloto de desenvolvimento da Williams. “Acho que é difícil, claro. Você tem muito a fazer, voando para muitos lugares. Estamos fazendo apenas catorze corridas, então imagine como é para os pilotos que fazem vinte e quatro. Além disso, eles têm muito mais compromissos com a mídia. Obviamente, é um passo à frente”.

Ele destacou que seu sonho de chegar à Fórmula 1 permanece inalterado. “O objetivo ainda é o mesmo, e estou adotando os processos que a Williams está me ensinando sobre como gerenciar meu tempo para conseguir encaixar tudo”, disse ele.

Browning falou sobre a importância da experiência na Fórmula 2, reconhecendo que está atrás dos pilotos que já competiram na categoria por várias temporadas. “Acho que é isso que foi tão notável na temporada de (Gabriel) Bortoleto no ano passado, o progresso que ele teve. E acho que esse é o plano para mim e Dino (Beganovic, seu companheiro de equipe) não necessariamente chegar e ser o mais rápido de imediato, esse não é necessariamente o objetivo. Mas é observar o quanto podemos nos desenvolver ao longo do ano”, acrescentou.

Ele também ressaltou que a Fórmula 2 é a categoria de base perfeita para o desenvolvimento de pilotos. “Acho que é por isso que, olhando para o ano passado, temos mais cinco novatos na Fórmula 1, que vieram direto da Fórmula 2. E para responder diretamente à pergunta, onde queremos estar no campeonato? Queremos ganhar os dois títulos. E acho que isso fica claro pelo nosso desempenho no ano passado e por termos uma dupla de pilotos tão forte quanto eu e Dino. Acho que somos uma das mais fortes do grid”, concluiu Browning.