Oliver Goethe foi o piloto mais rápido do único treino livre para a disputa da última etapa da temporada 2023 da Fórmula 3. Na sessão realizada na madrugada desta sexta-feira (1) no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, o piloto da Trident registrou na melhor das suas voltas 1min38s677, não sendo superado pelos adversários.
A segunda posição ficou com Paul Aron, um dos postulantes ao título, que colocou o carro da Prema 0s113 distante do tempo obtido por Goethe. Gabriele Mini, com um equipamento da Hitech, anotou o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Gregóire Saucy, quarto com a ART Grand Prix. Leonardo Fornaroli, da Trident, foi o quinto.
Líder do campeonato e dono de um “match point” nesta sexta-feira, Gabriel Bortoleto ficou com o sexto melhor tempo com a Trident, ficando à frente de Taylor Barnard, sétimo com a Jenzer. Franco Colaponto, com um carro da MP Motorsport, se colocou na oitava posição, enquanto Dino Beganovic, da Prema, e Luke Browning, da Hitech, completaram o top-10.
Outro postulante ao título de 2023, Josep María Martí não foi bem na sessão livre, ficando apenas com o 24º tempo com o carro da Campos Racing. Já os outros dois brasileiros tiveram desempenhos apenas discretos. Caio Collet colocou a Van Amersfoort na 13ª colocação, enquanto Roberto Faria foi o 29º com a PHM.
A atividade contou com duas bandeiras vermelhas. A primeira ocorreu após Nikita Bedrin ficar parado na pista com o carro preparado pela Jenzer. Com seis minutos para o final do treinamento, foi a vez de Mari Boya, piloto que defende a MP Motorsport, rodar e parar na barreira de pneus, encerrando a atividade prematuramente.
A partir das 10h05 será realizada a classificação, que poderá definir o título em nome de Gabriel Bortoleto. As corridas estão marcadas para 4h25 de sábado (2) e 3h15 de domingo.