Leonardo Fornaroli conquistou o título da temporada 2024 da Fórmula 3 na madrugada deste domingo (1) ao completar a última corrida do ano com a terceira posição no Autódromo Nacional de Monza, na Itália com uma ultrapassagem nos metros finais da prova. Em uma corrida marcada por erros dos quatro postulantes ao título, o italiano da Trident soube se recuperar para ficar com o campeonato em corrida vencida por Sami Meguetounif, seu companheiro de equipe.
Fornaroli largou da pole position, mas ainda na volta inicial perdeu a ponta para Alex Dunne. Depois, na oitava volta, Fornaroli cometeu um erro e escapou da pista, caindo para o quinto lugar, ficando atrás de Gabriele Mini. No mesmo giro, o piloto da Prema também saiu da pista, sendo superado pelo adversário da Trident. Mini chegou a ficar em posição de título novamente na penúltima volta, quando passou pelo rival e viu Christian Mansell o superar, mas Fornaroli superou Mansell na Parabólica na última volta.
Meguetounif, que escudeirou Fornaroli nas voltas iniciais, passou por Dunne e seguiu para vencer com uma frente de mais de quatro segundos para Mini, que superou o adversário na briga pelo título na penúltima volta de corrida. Fornaroli completou o pódio com o terceiro lugar, sendo seguido por Mansell, piloto da ART Grand Prix. O grupo dos cinco melhores foi completado por Dunne, que corre com um equipamento preparado pela MP Motorsport.
Martinius Stenshorne fechou a disputa com a sexta colocação com um carro da Hitech, terminando à frente de Tasanapol Inthraphuvasak, sétimo com a AIX. Vencedor da corrida de sábado em Monza, Tim Tramnitz cruzou a linha de chegada com o oitavo lugar, enquanto Laurens van Hoepen, da ART Grand Prix, foi o nono melhor. Arvid Lindblad, que tinha chances de título, foi o décimo com a Prema. Luke Browning, da Hitech, foi o 14º.
O Safety Car foi para a pista logo na terceira volta, após Luke Browning, um dos candidatos ao título, rodar sozinho quando tentava uma ultrapassagem para entrar na zona de pontos. O incidente ainda causou os abandonos de Cian Shields, Sophia Floersch e Matías Zagazeta. Piotr Wisnicki também passou pelos boxes. Pelo lance, Browning foi punido em cinco segundos.
Fornaroli ficou com o título em uma campanha em que abusou da regularidade. O italiano, que fez sua segunda temporada na F3, não venceu corridas na trajetória na categoria, mas, neste ano, terminou no pódio em sete das 20 corridas disputadas, largou da pole position em duas etapas, incluindo a desta madrugada, e só não esteve na zona de pontos em duas oportunidades ao longo do campeonato.