O piloto júnior da Alpine, Nicola Lacorte, será forçado a ficar de fora da próxima etapa da temporada da Fórmula 3, após somar 18 pontos de punição em uma semana.
Lacorte, que corre pela equipe DAMS na categoria que de acesso à Fórmula 1, viveu uma semana complicada, participando de duas etapas consecutivas da Fórmula 3 em Mônaco e na Espanha.
Segundo o regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), qualquer piloto que acumule 12 pontos de punição em um período de 12 meses é automaticamente suspenso da próxima etapa. Kevin Magnussen, por exemplo, foi o primeiro piloto da F1 a ultrapassar esse limite na temporada passada, e Max Verstappen, está apenas um ponto de também ser suspenso.
Normalmente esses pontos são acumulados ao longo de várias corridas. Mas, Lacorte recebeu 18 pontos em apenas duas etapas. Em Mônaco, somou sete pontos, cinco por ignorar uma bandeira preta e dois por causar um acidente. Na Espanha, foram mais doze pontos, cinco por causar novamente um acidente e seis por excesso de velocidade sob Safety Car.
Antes da corrida principal na Espanha, Lacorte já estava a um ponto de ser suspenso. A prova acabou sendo um caos, com várias infrações cometidas pelo piloto de 18 anos, o que prejudicou a equipe ‘DAMS’, que agora precisa encontrar um novo piloto para a etapa da Áustria no fim de junho.