Que Rafael Câmara tem tido um início de temporada arrebatador na Fórmula 3, ninguém discute. Em duas etapas, o brasileiro venceu as duas corridas principais, sempre largando da pole position. Mais do que isso, o integrante do Ferrari Driver Academy ponteou os treinos livres. E isso tudo nos leva a comparar Câmara com o atual piloto da Sauber na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, pelas semelhanças na campanha na categoria de acesso.

O último piloto a vencer as duas primeiras corridas principais de uma temporada da F3 foi exatamente Bortoleto, em 2023. E as coincidências não param apenas por aí. Tanto o titular da Sauber quanto Câmara obtiveram estas vitórias nos mesmos circuitos: Albert Park, na Austrália, e Sakhir, no Bahrein. E há ainda mais semelhanças entre os dois pilotos.
Bortoleto e Câmara chegaram à F3 após passarem duas temporadas na FRECA, a Fórmula Regional Europeia. Câmara, inclusive, é o atual campeão. Mais do que isso, os dois brasileiros desembarcaram na F3 pela mesma equipe, a Trident, que viu seus pilotos serem campeões em 2023, com Bortoleto, e em 2024, com o italiano Leonardo Fornaroli. O paulista de Osasco e o pernambucano do Recife também usam o mesmo número no time, o 5.
No caso de Bortoleto, os triunfos na Austrália e no Bahrein foram os únicos na campanha que lhe rendeu o título de 2023 e a subida para a Fórmula 2. Ainda não dá para saber se Câmara terminará a temporada de 2025 como campeão, mas o fato é que, com duas etapas, o brasileiro já possui uma corrida principal de vantagem sobre o concorrente mais próximo na tabela de pontos, Tim Tramnitz.
A temporada da F3 terá sequência entre os dias 16 e 18 de maio com a disputa da terceira etapa do campeonato, marcada para o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália.