Rafael Câmara foi o piloto mais rápido do único treino livre para a disputa da quinta etapa da Fórmula 3, realizada no Circuito de Barcelona, na Espanha. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (30), o brasileiro da Trident e líder do campeonato registrou na melhor das voltas 1min29s024, não sendo superado pelos adversários.

A segunda posição ficou com Alessandro Giusti, piloto da MP Motorsport que foi superado em 0s322 por Câmara. Mari Boya, da Campos Racing, foi o terceiro, sendo seguido por Charlie Wurz, quarto melhor com outro carro da Trident. O grupo dos cinco melhores em Barcelona ainda contou com Martinius Stenshorne, com um equipamento da Hitech.
Tim Tramnitz, vice-líder do campeonato, foi o sexto com a MP Motorsport, sendo seguido por Tasanapol Inthraphuvasak, sétimo com a Campos Racing. Callum Voisin, da Rodin, ficou com a oitava posição, terminando à frente de Santiago Ramos, nono com a Van Amersfoort. Nikola Tsolov, da Campos Racing, foi o décimo.
A partir das 10h será realizada a classificação que definirá as posições de largada. As corridas estão marcadas para 5h no sábado e no domingo.