F3: Boya vence corrida encerrada por chuva em Silverstone

Mari Boya venceu neste domingo (5) a corrida principal da sétima etapa da Fórmula 3, disputada no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Em uma disputa com pista molhada o tempo inteiro, o espanhol da Campos Racing largou com pneus de chuva, tomou a liderança nos metros iniciais e seguiu para vencer uma disputa que teve apenas 14 voltas das 22 previstas inicialmente por conta de uma forte chuva que atingiu a região do autódromo inglês.

Mari Boya
Foto: Campos Racing

A segunda posição acabou nas mãos de Theóphile Nael, piloto da Van Amersfoort, enquanto o pódio foi completado por Noel León, que finalizou a disputa em terceiro com um equipamento da Prema. Roman Bilinski, com um carro da Rodin, foi o quarto, enquanto Christian Ho, da DAMS, fechou o grupo dos cinco melhores.

James Wharton, da ART Grand Prix, fechou a disputa com a sexta posição, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Laurens van Hoepen, que teve cinco segundos de punição por queima de largada. Santiago Ramos, da Van Amersfoort, acabou com a oitava posição, enquanto Bruno Del Pino, da MP Motorsport, foi o nono. Vencedor da corrida de sábado, Tasanapol Inthraphuvasak completou o top-10 com um carro da Campos Racing.

A corrida foi marcada pela pista molhada em seu início, o que fez com que parte dos pilotos largasse com compostos para chuva, e outros, casos de Rafael Câmara e Nikola Tsolov, iniciassem a prova com pneus slicks, o que se mostrou um erro mesmo com a pista melhorando até a décima volta. Na volta 11, a chuva voltou com força, obrigando a esses pilotos visitarem os boxes para colocar os pneus para pista molhada.

O Safety Car foi acionado na volta 11 após um acidente com Louis Sharp, que parou na área de escape após uma rodada quando entrava na reta principal. A partir daí, alguns pilotos reclamavam que sofriam com aquaplanagem mesmo com a corrida neutralizada. Tsolov chegou a rodar mesmo com o carro de segurança na pista. Câmara também escapou do traçado.

Com 14 voltas completadas das 22 previstas para a corrida, a direção de prova acionou a bandeira vermelha. Após alguns minutos, a direção de prova optou por encerrar a disputa, o que rendeu a vitória para Boya.

A próxima etapa da Fórmula 3 será disputada nos dias 25, 26 e 27 de julho, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.