Xandinho Negrão vence pela quarta vez na temporada

Xandinho Negrão venceu de ponta a ponta a 6.ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, neste domingo (27/06), no Autódromo Oscar Cabalen, na cidade de Córdoba, na Argentina. O piloto da Equipe Medley Genéricos completou as 38 voltas da prova em 42min57s933. Na segunda posição chegou o piloto da Bassani Racing, Henrique Favoretto, seguido por Carlos Iaconelli (PropCar Racing). Foi a quarta vitória de Xandinho em seis corridas disputadas, o que lhe coloca na liderança da tabela, com 45 pontos — Favoretto é o segundo, com 40.

“Foi uma corrida muito cansativa, porque o circuito tem muitas curvas na seqüência e exige bastante do preparo físico”, explicou Xandinho Negrão, que havia largado na pole position e não chegou a ser ameaçado na liderança em nenhum momento. “A pista é muito suja, estreita, e precisei manter a calma para não errar, porque se saísse do trilho limpo as chances de rodar eram grandes”, completou o piloto de 18 anos, que disputa a segunda temporada na Fórmula 3 Sul-Americana.

Na largada, Xandinho manteve a liderança. Ainda na primeira volta, João Barion (Avallone Motorsport) se envolveu em um acidente com Pablo Perez (PropCar Racing) e Zeca Cardoso (NasrCastroneves). Na confusão, Barion foi parar na brita e abandonou. Zeca continuou, mas sem a asa dianteira e Perez entrou nos boxes para tentar reparar os danos da escapada de pista. Enquanto isso, Xandinho abria na frente, com Favoretto em segundo, seguido por Gustavo Foizer (Skin Racing) — Alexandre Foizer (Cesário F3) abandonou com problemas de motor.

Uma batida de Alberto Valério (Cesário F3) e uma rodada de Gustavo Foizer, quando tentava ultrapassar Favoretto, forçaram a entrada do safety-car por duas vezes. “Foi o único momento que o Favoretto chegou perto, mas mesmo assim consegui fazer uma boa relargada e continuar com a liderança da corrida. Estou muito contente com o resultado porque mantive a liderança na tabela, em um fim de semana que não foi fácil para nossa equipe”, comemorou Xandinho, dono da melhor volta da prova.

Agora, Xandinho retorna para São Paulo e no meio da semana viaja novamente para a Argentina, desta vez para Ciudad Paraná, onde no próximo fim de semana participa da 4.ª rodada dupla da temporada, válida pela 7.ª e 8.ª etapas. “Quero sair da Argentina ainda na liderança da tabela”, disse Xandinho.

Resultado da 6.ª etapa do Sul-Americano de Fórmula 3:

1.°) Xandinho Negrão (Medley Genéricos) – 38 voltas em 42min57s933

2.°) Henrique Favoretto (Bassani Racing) – a 4s505

3.°) Carlos Iaconelli (PropCar Racing) – a 6s020

4.°) Jaime Câmara Neto (Avallone Motorsport) – a 6s402

5.°) Zeca Cardoso (NasrCastroneves) – a 2 voltas

6.°) Gustavo Foizer (Skin Racing) – a 3 voltas

7.°) Pablo Perez (PropCar Racing) – a 7 voltas

Não completaram

Alberto Valério (Cesário F3)

Alexandre Foizer (Cesário F3)

João Barion (Avallone Motorsport)

Melhor volta: Xandinho Negrão – 1min02s387 (média de 153, 49 km/h)

Classificação da temporada 2004 da F-3 Sul-Americana

Os 5 primeiros – após 6 etapas:

1.°) Xandinho Negrão (Equipe Medley Genéricos) – 45 pontos

2.°) Henrique Favoreto (Bassani Racing) – 40

3.°) Gustavo Foizer (Skin Racing) – 27

4.°) Alexandre Foizer (Cesário F3) – 26

5.°) Carlos Iaconelli (PropCar) – 25

6.°) Zeca Cardoso (NasrCastroneves) – 20

Calendário temporada 2004 – Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3

4.ª rodada: 7.ª e 8.ª etapas — 3 e 4 de julho (Paraná/ARG)

5.ª rodada: 9.ª e 10.ª etapas — 7 e 8 de agosto (a definir)

6.ª rodada: 11.ª e 12.ª etapas — 4 e 5 de setembro (Campo Grande/BRA-MS)

7.ª rodada: 13.ª e 14.ª etapas — 2 e 3 de outubro (Rio de Janeiro/BRA-RJ)

8.ª rodada: 15.ª e 16.ª etapas — 13 e 14 de novembro (Curitiba/BRA-PR)

9.ª rodada: 17.ª e 18.ª etepas — 4 e 5 de dezembro (Londrina/BRA/PR)