Nelsinho aposta em excelente temporada

Nelsinho Piquet, da equipe Piquet Sports (Autotrac/Oi/Qualcomm/Taurus/Unibanco), inicia neste final de semana sua segunda temporada na Fórmula 3 Inglesa, considerada a categoria escola mais competitiva e importante do automobilismo mundial. O piloto disputará, no circuito de Donington Park, a primeira e segunda etapas da competição. As corridas serão realizadas no domingo, às 10h45 e 14h55. Os treinos classificatórios serão no sábado, às 10h40 e 14h35.

A expectativa para a segunda temporada, afirma Nelsinho, são excelentes. “Disputei, no ano passado, minha primeira temporada na categoria. Não conhecia nenhum circuito e a equipe não tinha referências para acertar o carro. Mesmo assim, terminei em terceiro lugar e consegui seis vitórias, oito poles e seis voltas mais rápidas”, conta. “Este ano, estamos muito mais experientes. Acredito que tenho tudo para brigar pelo título do campeonato”, aposta o piloto.

Segundo Nelsinho, as etapas de Donington deverão ser bastante disputadas. “É um circuito muito tradicional na Inglaterra e que já foi sede, inclusive, de várias corridas de Fórmula 1. E, além disso, são as etapas de estréia, logo todo mundo vai querer vencer”, avalia. “Não tenho dúvida de que teremos este ano uma temporada bastante disputada, já que há vários pilotos muito bons participando do campeonato”, acrescenta.

Donington Park é um circuito que traz ótimas recordações para Nelsinho Piquet. Em 2003, durante a 21a etapa da F3 Inglesa, o piloto deu um verdadeiro show nas pistas. Pouco antes do início da corrida, a 200ª desde o início da categoria, começou a chover. Os pilotos, então, colocaram pneus para pista molhada. Nelsinho, que largaria na sexta posição, adotou outra estratégia. Como a chuva estava fraca e havia forte possibilidade de que parasse logo, o piloto manteve o carro com pneus slick, específicos para pista seca.

A estratégia, no início, mostrou-se arriscada. Logo na largada, Nelsinho caiu da sexta para a vigésima posição. Nas primeiras voltas, com a pista ainda molhada, o piloto não conseguiu desenvolver o carro e os concorrentes começaram a abrir uma boa distância. A partir da metade da prova, a aposta da Piquet Sports se mostrou certa e a pista começou a secar. Com o carro bem mais rápido, o piloto começou a ultrapassar os concorrentes, entrando na última volta em terceiro lugar, atrás dos pilotos Alan Van der Merwe e Rob Austin. Ao ser pressionado por Nelsinho, Merwe errou, bateu o carro e acabou ultrapassado pelo brasileiro. Na última curva, já na entrada da reta final, foi a vez de Austin ceder ao talento de Nelsinho, que marcou ainda a volta mais rápida da prova.

Além disso, Donington foi também sede da primeira corrida de Nelsinho na Fórmula 3 Inglesa e de seu primeiro podium na categoria (terceiro lugar). Em seu fim de semana de estréia, o piloto também foi premiado como “Driver of the day” (Piloto do Dia).

Em sua primeira temporada na F3 Inglesa, Nelsinho conquistou seis vitórias, oito poles positions e seis voltas mais rápidas de pista, que lhe garantiram o terceiro lugar da competição e o reconhecimento do público, da imprensa e de especialistas de dentro e fora das pistas. O piloto foi escolhido pela Revista Autosport, a mais importante e prestigiada publicação de automobilismo do mundo, como melhor piloto de 2003 na categoria Nacional (pilotos que correm na Inglaterra). No Brasil, Nelsinho recebeu o Capacete de Ouro da Revista Racing, como melhor piloto na categoria Internacional.

SAIBA MAIS:

· Construído em 1931 para sediar corridas de motocicletas, Donington Park foi fechado durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1971, o empresário britânico Tom Wheatcroft, um entusiasta do automobilismo, comprou o circuito, que foi reaberto em 1977 após um grande investimento em reformas. Em 1985 foi novamente modificado. É considerado um dos melhores circuitos da Grã Bretanha.

· Localizado na cidade de Castle Donington, no condado de Derby, o circuito é localizado em um anfiteatro natural que permite boa visibilidade da pista.

· A pista de Donington Park tem 4023 metros de comprimento e 10 metros de largura, com uma reta principal de 564 metros. São quatro curvas para a esquerda e sete para a direita.

· Em 2003, foram realizadas quatro corridas da F3 Inglesa em Donington Park, com quatro vencedores diferentes: Alan Van der Merwe (06/04), Jamie Green (06/04), Nelsinho Piquet (06/09) e Rob Austin (06/09).

· Na temporada de 1998 da F3 Inglesa, Donington Park foi palco de um verdadeiro show de pilotos brasileiros. Na primeira corrida, disputada em 22 de março, a vitória foi de Enrique Bernoldi, com Luciano Burti em terceiro e Mário Haberfeld em quarto. Na segunda corrida, disputada em 30 de agosto, os pilotos brasileiros conquistaram os quatro primeiros lugares, com Enrique Bernoldi em primeiro, Ricardo Maurício em segundo, Mário Haberfeld em terceiro e Luciano Burti em quarto.

· Donington Park foi sede da corrida mais espetacular de Ayrton Senna. No Grande Prêmio da Europa, em 1993, o piloto largou na quarta colocação e, debaixo de muita chuva, ultrapassou os concorrentes e venceu a prova com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado.

· Em Donington, está sediado o maior museu de automobilismo do mundo. O acervo conta a história do automobilismo desde o início do século XX até os dias atuais. Entre as peças estão Williams, Ferraris, McLarens, Maseratis, Lotus e outros carros que participaram de corridas históricas.