Rocha quer seguir exemplo de Jimenez

O carioca Patrick Rocha (Giaffone Motorsport) admite que poderá seguir o exemplo do campeão do ano passado e priorizar a regularidade na reta final da temporada 2003 da Fórmula Renault. No ano passado, o paulista Sérgio Jimenez conquistou o primeiro título da categoria no Brasil sem vencer uma só corrida em 10 etapas. Único piloto a pontuar nas sete provas já disputadas na atual temporada, Rocha ocupa a segunda colocação na classificação geral, com 96 pontos contra 102 do líder Diego Freitas (UniOil Sports).

“Na verdade, ainda há mais de 150 pontos em jogo, porque o calendário foi aumentado em duas etapas. Claro que o título é o grande objetivo e é nele que estarei focado até o final do campeonato. Sei que uma vitória daria mais peso e reconhecimento. Acho até que já passei próximo dela em pelo menos duas oportunidades neste ano. Mas o importante mesmo é chegar na frente dos outros”, analisa Rocha. Com 20 anos de idade, ele é forte candidato ao prêmio máximo oferecido pelos promotores: uma temporada paga num campeonato de Fórmula Renault na Europa em 2004.

Rocha é um “veterano” da temporada de estréia da Fórmula Renault, quando ganhou a etapa de Tarumã, no Rio Grande do Sul, encerrada debaixo de temporal. Entra como um dos potenciais candidatos à vitória neste domingo em Campo Grande, onde a categoria se apresentará pela primeira vez. Na sexta-feira passada, Rocha foi à capital do Mato Grosso do Sul para conhecer o circuito. Andou com um monoposto de outra categoria – os treinos particulares são proibidos na Fórmula Renault – e já sabe o que o espera a partir da sexta-feira, na abertura dos treinos oficiais. “O traçado é legal, me lembra bastante o de Albacete, na Espanha, porque é bem plano. O problema é a poeira vermelha que o vento constante leva para a pista. Errou o traçado, vai embora”, adverte.

Vários outros pilotos passaram por Campo Grande nas últimas semanas, buscando a adaptação a um circuito desconhecido para a maioria. Entre outros, estiveram na cidade Paulo Salustiano, Renato Jader David (vencedor da recente etapa de rua em Vitória), os gêmeos Gustavo e Alexandre Foizer, Marcello Thomaz, Allam Khodair, Diego Nunes, André Nicastro, Alberto Valério, Joaquim Oliveira, Marcos Gomes, Douglas Soares e Bia Figueiredo, a única garota no grid de 30 carros.

A Fórmula Renault é uma das atrações do Renault Speed Show by TIM, a exemplo da Copa Clio. É promovida pela PPD Sports em parceria com a Renault do Brasil e tem patrocínio do Banco Real ANBN AMRO, TAM, Assolan, Ruffles, Michelin, Chandon e Webmotors. Ingressos para as corridas podem ser trocadas nas agências do Banco Real ABN AMRO e nas concessionárias Renault, na base de um por quilo de alimentos não-perecíveis.