Jorge Lorenzo (Caja Madrid Derbi Racing) confirmou que vai disputar o Campeonato Mundial de 2005 na categoria 250cc, pilotando uma Honda. O jovem espanhol, que nas últimas três temporadas competiu na 125cc, com a Derbi, disse que decidiu subir tão cedo à quarto de litro por “razões profissionais”. Mas ele insistiu que fará de tudo para vencer a última corrida da temporada com a Derbi.
“Nunca esquecerei a oportunidade que a Derbi e a Caja Madrid me deram nestas três temporadas no Campeonato Mundial”, disse Lorenzo, que venceu quatro corridas para a escuderia espanhola. “Só tenho palavras de agradecimento e respeito para com todos eles. Eu me sinto muito honrado por ter representado as cores de uma companhia espanhola que é reconhecida internacionalmente e de ter seguido as pegadas de alguns dos melhores pilotos do meu país”.
“Mas o meu progresso como piloto profissional indica que eu mude de categoria para poder continuar em um programa de desenvolvimento que nós mesmos estabelecemos. Gostaria de dizer adeus à Derbi, assim como o Juan Pablo Montoya o fez com a Williams, no fim de semana passado, vencendo a corrida. Foram anos fantásticos na minha carreira, que nunca esquecerei. Mas como profissional tenho de olhar para a frente e isso implica uma mudança de categoria.”