O espanhol Aron Canet foi o vencedor da última etapa da temporada 2024 da Moto2. Depois de sair da pole position, o piloto fez largada ruim, chegou a cair para a décima posição, mas se recuperou até o primeiro posto, onde administrou uma liderança até o fim, apesar de Manuel Gonzalez tentar chegar perto no fim da corrida.
Porém, a disputa do terceiro lugar roubou a cena na prova. O brasileiro Diogo Moreira ficou a prova inteira tentando superar o campeão Ai Ogura, que foi até o último giro mantendo o lugar mais baixo do pódio, quando foi superado pelo brasileiro na primeira curva.
Ele ainda passou novamente Moreira na reta oposta, porém na última curva o brasileiro fez mágica, conquistando o pódio em uma manobra como a de Valentino Rossi sobre Jorge Lorenzo na última curva do GP da Catalunha de 2009. Com a manobra, Moreira conquistou também o prêmio de novato do ano após seu concorrente Senna Agius ser apenas o 13º. É o primeiro pódio brasileiro na categoria intermediária do mundial desde Adu Celso em 1973 na Suécia.
Ogura ficou em quarto, com Filip Salac fechando o top 5.
Campeonato final:
1. Ai Ogura – 274 pontos
2. Aron Canet – 234
3. Manuel Gonzalez – 195
4. Sergio Garcia – 191
5. Fermin Aldeguer – 181
14. Diogo Moreira – 80