Rahal surpreende e fatura pole position para o GP de Portland da Indy

Graham Rahal conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Portland, penúltima etapa da temporada 2023 da Indy. O piloto da equipe RLL foi o melhor do Fast Six, última etapa classificação realizada no Portland International Raceway, ao marcar 58s3195 usando pneus duros em seu carro, e não ser alcançado pelos adversários.

A segunda colocação acabou nas mãos de Scott McLaughlin, piloto da Penske que ficou distante 0s0330 do tempo obtido por Rahal. Colton Herta vai largar da terceira posição com um carro da Andretti Autosport, dividindo a segunda fila com Scott Dixon, quarto com a Chip Ganassi. Álex Palou, da Chip Ganassi, e Pato O’Ward, da McLaren, completam a lista dos seis melhores.

A sétima posição no grid ficou com Will Power, piloto da Penske que vai dividir a quarta fila com Callum Ilott, da Juncos Hollinger. Alexander Rossi, da McLaren, vai partir da nona posição, enquanto Marcus Ericsson, com outro carro da Ganassi, ficou com o décimo posto. O grupo dos 12 melhores ainda contará com Felix Rosenqvist, da McLaren, e Josef Newgarden, da Penske.

A decepção da classificação ficou por conta de Christian Lundgaard, que foi apenas o nono mais rápido do primeiro grupo de pilotos e largará da 17ª colocação para a corrida deste domingo. Quem também terá de fazer uma corrida de recuperação é Helio Castroneves, que foi o 11º colocado de seu grupo e largará da 22ª colocação.

A classificação ainda contou com uma bandeira vermelha. Na segunda rodada da sessão, Josef Newgarden acertou a barreira de pneus com o carro da Penske, obrigando a direção de prova a paralisar a atividade.

O Grande Prêmio de Portland da Indy será disputado neste domingo (3), a partir das 16h30. Antes, às 21h15 deste sábado, será realizado mais um treino livre.