Paretta lamenta abandono na Indy 500, mas diz que “foi melhor que esperado”

A Paretta Autosport teve uma participação curta na edição de 2021 das 500 Milhas de Indianápolis. A equipe chefiada por Beth Paretta e com a pilota Simona de Silvestro abandonou a prova prematuramente, mas fizeram história apenas em alinhar no grid da Indy.

O time, recém-criado e que contou com o apoio da Penske, precisou passar pela fase final da classificação – bump day. Em uma última tentativa, conseguiu alinhar na 33ª colocação de largada, a 11ª fila, ao lado de Sage Karam e Will Power. Com isso, foi a primeira vez que uma equipe majoritariamente feminina largaria para a disputa.

No domingo, vinha em bom ritmo escalando o pelotão, mas uma falha nos freios obrigou o abandono. “Estávamos realmente indo bem, me sentia bastante rápida e passávamos muitos carros, então, estava bem. Mas quando entrei no pit apenas não tinha freio – não conseguia frear e, de repente, travei os pneus traseiros”, contou Simona.

“Já vi acontecer no passado, nunca achei que fosse acontecer comigo, mas realmente aconteceu. Lamento muito pelo time, trabalharam duro e para ser honesta, é muito decepcionante terminar assim após o mês que tivemos”, seguiu a suíça.

Paretta Autosport Simona de Silvestro Indy 500
De Silvestro durante a apresentação dos pilotos (Foto: Paretta)(

“Acho que já sempre algo a se aprender, assim como para mim. Não vinha para cá há muito tempo, essas são as coisas que posso talvez fazer um pouco diferente. Então, desse ponto de vista é um pouco decepcionante, mas estou feliz onde estávamos aqui e é apenas incrível estar de volta”, completou.

A Paretta contou com mulheres não apenas no comando e dentro da pista, como também no pitlane na troca de pneus, por exemplo. “É diferente, definitivamente, pois em qualquer categoria nunca tive tantas mulheres ao meu redor e é bem legal. Todos estavam super motivados, fizeram um ótimo trabalho nos últimos quatro meses”, contou De Silvestro.

“Trabalharam duro e realmente mereciam também estar no pit wall. Então, estou realmente orgulhosa deles, mostraram que podem fazer isso e espero que tenhamos mais chances de mostrar isso. É uma oportunidade que iremos aproveitar”, pontuou.

Beth Paretta, chefe do time, disse que apesar de não ter tido o final esperado, tudo o que aconteceu na corrida foi positivo. “Poderíamos talvez melhorar um pouco a consistência nas paradas, mas provavelmente surpreendemos muitas pessoas e era isso o que queríamos. Pode ver que podemos trabalhar duro juntos e merecemos nosso lugar no pitlane”, destacou.

“Foi melhor do que esperava, foi uma vitória até mesmo a bandeira verde por causa de tão duro que todos trabalharam para chegar aqui. Por muitos anos todos tiveram um caminho curioso para chegar aqui. Essa é uma equipe em que mulheres trabalham duro, homens e mulheres para ser justa, e estamos felizes em correr. Isso é corrida – é o que acontece e espero que tenhamos outra chance”, encerrou.