Morre Bobby Unser, três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis na Indy

O mundo do esporte a motor está em luto nesta segunda-feira (3). Bobby Unser, piloto que venceu três edições das 500 Milhas de Indianápolis da Indy, morreu aos 87 anos em sua casa nos Estados Unidos na noite do domingo.

A carreira do piloto começou em 1955, na famosa subida de Pikes Peak. No ano de estreia, terminou na quinta colocação, mas venceria na tradicional subida por 13 vezes, batendo recorde e sendo seis desses de forma consecutiva.

Sua primeira participação na Indy 500 foi em 1963 em uma disputa bastante complicada, pois sofreu um acidente ainda no início e cruzou a linha de chegada apenas em 33º. Então, em 1968, conseguiu sua primeira vitória na prova, repetindo em 1975.

Em 1981, esteve no centro de uma polêmica nas 500 Milhas. Quando a prova estava sob bandeira amarela, tanto Unser quanto Mario Andretti fizeram ultrapassagens, com Bobby conseguindo seu terceiro triunfo. Entretanto, no dia seguinte, tiraram o troféu do piloto e entregaram a Andretti.

Mas o caso não estava encerrado. Após um longo processo de apelações e protestos, mais uma vez o prêmio foi dado para Unser, que recebeu diversas críticas e que renderam sua aposentadoria ao final daquele ano. O competidor chegou a especular de voltaria às pistas, mas fez sua retirada oficial em 1983.

O competidor é um dos dez pilotos que venceram as 500 Milhas de Indianápolis ao menos seis vezes. Unser é irmão de Al Unser, Jerry Unser, Louis Unser, pai de Robby Unser e tio de Al Unser Jr e Johnny Unser. Ao total, a família detém o recorde de nove vitórias na Indy 500.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon