Vitória de Norris na Austrália acaba com longa sequência de Verstappen na F1

A vitória de Lando Norris no GP da Austrália, disputado neste domingo (16) no circuito de Albert Park, em Melbourne, acabou com uma das sequências mais impressionantes da história recente da Fórmula 1. Pela primeira vez desde o GP de Miami de 2022, Max Verstappen não é o líder do campeonato da mais importante categoria do automobilismo mundial.

Verstappen, que havia sido campeão de 2021, abandonou o GP do Bahrein de 2022, e só foi retomar a liderança do campeonato na sexta etapa daquele campeonato, o GP da Espanha, disputado no Circuito de Barcelona no dia 22 de maio. A partir daquele momento, o holandês manteve uma sequência de 63 GPs como líder do campeonato.

Por outro lado, Norris assume a liderança do Mundial de F1 pela primeira vez na carreira. O atual vice-campeão do mundo não liderava um campeonato desde 2018, quando chegou a pontear a tabela de classificação da Fórmula 2, em campanha da qual terminou com a segunda posição, perdendo o título para George Russell.

Neste domingo, Norris liderou 54 das 57 voltas disputadas, perdendo a ponta apenas no momento em que foi aos boxes após a chuva voltar a atingir o circuito de Albert Park, retomando pouco depois. Com isso, a McLaren voltou a ter um representante na liderança do Mundial de Pilotos desde o GP do Canadá de 2012, quando Lewis Hamilton aparecia com a primeira posição.

A Fórmula 1 terá sequência já no próximo final de semana, quando será disputado o GP da China, corrida marcada para o circuito de Xangai.

🎥 Vídeos mais recente