Vettel supera Hamilton para vencer o GP da Bélgica e diminuir diferença no mundial da F1

Sebastian Vettel, piloto da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Bélgica de F1 depois de ultrapassar seu rival ao título, Lewis Hamilton, logo após a largada da corrida desde domingo em Spa-Francorchamps. Com a vitória, o alemão diminuiu a vantagem para Hamilton, que era de 24 pontos, para 17 pontos no mundial 2018 de Fórmula 1.

Hamilton foi o segundo colocado, seguido pelo piloto da Red Bull Max Verstappen. O holandês da Red Bull conseguiu seu primeiro pódio desde a vitória na Áustria.

Apesar da vitória de Vettel, nem tudo deu certo para a Ferrari em Spa, com Kimi Raikkonen abandonando nos estágios inicias da corrida. O finlandês foi atingido por trás por Daniel Ricciardo na primeira curva logo após a largada e teve um pneu furado. A equipe e Maranello o chamou algumas voltas depois para retirar o carro.

Um grande e impressionante acidente marcou a largada do GP belga, causando o abandono imediato de três pilotos. Nico Hulkenberg não freou na curva 1 atingiu violentamente a traseira de Fernando Alonso, fazendo com que o espanhol voasse sobre o carro de Charles Leclerc, atingido o halo da Sauber C37 do monegasco.

Largada - GP da Bélgica F1 2018
Foto: John Thys/ AFP

GALERIA: A impressionante “decolagem” de Fernando Alonso no GP da Bélgica de F1

Daniel Ricciardo também teve sua Red Bull danificada na primeira volta, sendo atingido em sua traseira pelo acidente da largada. O australiano teve grandes danos na traseira de sua RB14, bem como a asa dianteira quebrada após o contato com Raikkonen. Ele voltou à pista algumas vezes antes de abandonar a corrida.

Valtteri Bottas, que teve que começar a corrida na parte de trás do grid depois de tomar uma penalidade de motor, conseguiu recuperar-se para a quarta posição. O finlandês foi protagonista de uma disputa emocionante com Sergio Perez (Racing Point Force India), que não conseguiu segurar o piloto da Mercedes.

O “novo time” do grid da F1, a Racing Point Force India, garantiu seus primeiros pontos no campeonato de construtores depois de chegar na quinta e sexta posição, com Perez liderando seu companheiro de equipe Esteban Ocon. Depois de garantir a segundo fila na qualificação do sábado, o carro não tinha ritmo para manter a Red Bull de Verstappen e a Mercedes de Bottas para trás.

A Haas também marcou pontos em Spa, com Romain Grosjean e Kevin Magnussen cruzando a linha de chegada em sétimo e oitavo, respectivamente. Pierre Gasly (Toro Rosso) terminou em nono com Marcus Ericsson completando os dez melhores com a Sauber.

 

GP da Bélgica de F1 – Resultado Final:

1) Sebastian Vettel (Ferrari)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Max Verstappen (Red Bull/TAG Heuer)
4) Valtteri Bottas (Mercedes)
5) Sergio Pérez (Force India/Mercedes)
6) Esteban Ocon (Force India/Mercedes)
7) Romain Grosjean (Haas/Ferrari)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Pierre Gasly (Toro Rosso/Honda)
10) Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari)
11) Carlos Sainz (Renault)
12) Sergey Sirotkin (Williams/Mercedes)
13) Lance Stroll (Williams/Mercedes)
14) Brendon Hartley (Toro Rosso/Honda)
15) S.Vandoorne (McLaren/Renault)
OUT) Daniel Ricciardo (Red Bull/TAG Heuer)
OUT) Kimi Räikkönen (Ferrari)
OUT) Charles Leclerc (Sauber/Ferrari)
OUT) Fernando Alonso (McLaren/Renault)
OUT) Nico Hülkenberg (Renault)