Otmar Szafnauer vê um possível problema na forma como a Cadillac decidiu montar sua estrutura para disputar a Fórmula 1. Para o ex-chefe da Alpine, manter áreas importantes da equipe espalhadas entre Estados Unidos e Reino Unido pode dificultar um projeto voltado à conquista do campeonato mundial.
A equipe montou uma base europeia em Silverstone, onde pode aproveitar a mão de obra especializada já existente no campeonato. Ao mesmo tempo, boa parte do trabalho de design e simulação é feita em Indianápolis e na Carolina do Sul. Foi justamente essa divisão que chamou a atenção de Szafnauer.
Em participação no podcast High Performance Racing ele relatou uma conversa recente com Pat Symonds, consultor executivo de engenharia da Cadillac: “Eu estava com o Pat Symonds em um voo recentemente, e o Pat está trabalhando com ou para a Cadillac”, disse Szafnauer.

Segundo o ex-chefe da Alpine, ele questionou Symonds sobre a escolha de distribuir as operações por diferentes locais. “A Cadillac está construindo uma base em Indianápolis. E eu disse ao Pat: ‘Isso não é o ideal. Se, por exemplo, você tiver o mesmo talento de pilotos que a Mercedes tem e se a Cadillac produzir a mesma unidade de potência performática que a Mercedes tem, e você entender de dinâmica veicular, aerodinâmica e pneus tão bem quanto a Mercedes.”
“‘A única diferença é que você tem parte da sua equipe de design baseada em Silverstone e seus caras de aerodinâmica, parte da sua equipe de design baseada em Indianápolis e sua equipe de simulação na Carolina do Sul. É a única diferença. Quem vai ganhar? A Mercedes.'”
A resposta de Symonds fez Szafnauer resumir a questão em uma diferença de objetivos. “Ele disse: ‘Isso só é fora do ideal se você quiser ganhar o campeonato mundial.’ Então esse é o meu ponto. Primeiro, o objetivo. Se o objetivo é tornar-se mais uma equipe americana, então sim, construa em Indianápolis e na Carolina do Sul. Mas se o seu objetivo é ganhar o campeonato mundial, então você faz tudo o que for preciso para ganhar o campeonato mundial. E isso não é o caminho.”
A Cadillac ainda está em fase de adaptação à Fórmula 1. Desde o início da temporada, a equipe também enfrentou alguns problemas de confiabilidade. No campeonato de construtores, ocupa atualmente a 11ª posição e ainda não marcou pontos com Sergio Pérez e Valtteri Bottas.