Räikkönen anuncia aposentadoria ao final de 2021 após 19 temporadas na F1

Kimi Räikkönen anunciou oficialmente sua aposentadoria na F1. Nesta quarta-feira (1), o finlandês escreveu em suas redes sociais que se retira do grid ao final da temporada 2021 após 19 anos competindo na categoria e com 41 anos completados.

“É isso, essa é minha última temporada na Fórmula 1. Tomei essa decisão durante o último inverno”, começou a escrever o competidor no post em que reuniu diversas imagens de todos seus campeonatos.

“Não foi uma decisão fácil, mas após essa temporada é tempo para novas coisas. Mesmo que o campeonato ainda esteja em andamento, quero agradecer minha família, todas minhas equipes, todos envolvidos em minha carreira e especialmente a todos os fãs que estiveram torcendo por mim por todo esse tempo”, continuou.

“A Fórmula 1 chegou ao fim para mim, mas ainda há muito mais na vida que quero experimentar e aproveitar. Vejo vocês por aí após tudo isso. Sinceramente, Kimi”, completou o texto.

Kimi Raikkonen - Alfa Romeo
Foto: Xavi Bonilla/ DPPI/ Alfa Romeo

Räikkönen fez a estreia na F1 em 2001 pela Sauber, onde ficou apenas uma temporada. No ano seguinte, assinou com a McLaren, equipe em que subiu 36 vezes ao pódio, sendo nove deles vitória, além de ter terminado duas vezes com o vice-campeonato.

Mas foi na Ferrari que o finlandês alcançou o Olimpo do esporte. Chegou à equipe italiana em 2007, ano em que conseguiu seu primeiro, e único, título. Ainda, subiu ao degrau mais alto do pódio outras nove vezes, mas se despediu pela primeira vez da categoria em 2009 – quando foi se aventurar nos ralis.

O retorno ficou marcado em 2012, quando assinou com a Lotus. De lá para cá, subiu mais 41 vezes ao pódio – três foram vitórias, além de ter assinado mais uma vez com a Ferrari e outra com a Sauber – atualmente chamada de Alfa Romeo.

Atualmente, Räikkönen sustenta o recorde de piloto com maior número de largadas na F1, marcando presença em 342 GPs, além de somar 21 vitórias, 18 pole-position, 103 pódios e 46 voltas mais rápidas.

O anúncio da aposentadoria de Kimi começa a movimentação do pelotão para a temporada 2022. De acordo com os rumores que surgiram nas últimas semanas, quem assume sua vaga é Valtteri Bottas – e o anúncio é esperado no GP da Itália, com Nyck de Vries pegando a vaga de Antonio Giovinazzi, que se torna terceiro piloto do time suíço.