Pirelli diz que novos pneus da F1 para 2022 atenderão às ‘reclamações’ de Coulthard

Mario Isola, chefe de automobilismo da Pirelli, está confiante de que os novos pneus que estão sendo desenvolvidos para a temporada de 2022, reduzirão o quanto os pilotos precisam controlar os pneus durante as corridas.

O ex-piloto de Fórmula 1 David Coulthard reclamou esta semana que a Fórmula 1 passou a ser dominada pela gestão de pneus.

“Toda essa era da Pirelli é simplesmente confusa para mim e entediante para falar sobre isso, e super-entediante para mim ter que ouvir os pilotos dizendo ‘Eu estava tentando evitar forçar muito os pneus’,” disse ele ao RaceFans.

Isola conversou sobre os comentários de Coulthard com o próprio ex-piloto, e disse que eles visavam mais à preferência da Fórmula 1 por borracha de alta degradação, do que ao trabalho realizado por seu fornecedor oficial de pneus.

“Ele não estava criticando a Pirelli”, disse Isola. “Ele obviamente gostou da era da ‘guerra dos pneus’, ele gosta de ter uma competição na Fórmula 1 que não é só para motores, carros, mas, em sua opinião, também é sobre pneus.”

A Fórmula 1 acabou com a concorrência entre diferentes fornecedores de pneus há 15 anos. Quando a Pirelli chegou como o único fornecedor de pneus da F1 em 2011, três anos após a aposentadoria de Coulthard, eles foram solicitados a produzir borracha de alta degradação.

“Ele não gosta do sistema atual, em que temos pneus com alguma degradação que, como você sabe, são projetados propositalmente para ter esse nível de degradação”, disse Isola.

A Pirelli está desenvolvendo uma gama completamente nova de pneus para o próximo ano, quando a F1 mudar de rodas de 13 polegadas para de 18 polegadas. Isola disse que também foi solicitado que reduzissem a rapidez com que os pneus se degradam.

“No próximo ano a história será diferente, pois formos solicitados a projetar os novos pneus de 18 polegadas com características diferentes, com menos superaquecimento, menos degradação.”

“Ele estava apenas expressando sua opinião sobre os regulamentos atuais e o sistema atual. E eu entendo perfeitamente isso, porque ele é um piloto que correu há mais de 10 anos, quando a situação era completamente diferente.”

“Nós sabemos que com os carros atuais que são muito, muito rápidos, mesmo sendo muito mais pesados em comparação com o passado, você coloca muito estresse nos pneus e isso gera degradação. E também quando você segue outro carro, você perde downforce e este é um elemento adicional.”

“Portanto, estamos trabalhando junto com a FIA e a FOM, para termos uma situação diferente para o próximo ano. Tenho certeza de que, se você não perder força aerodinâmica ao seguir outro carro com pneus projetados com características diferentes, podemos atingir a meta.”

O limite de peso mínimo da Fórmula 1 aumentou significativamente desde que Coulthard se aposentou da F1. Os carros pesavam 605 quilos em 2008, mas vão aumentar para 790 quilos em 2022, dos quais 80 quilos são referentes ao piloto.

Isso aumentou o desafio de reduzir a degradação dos pneus, disse Isola. Os testes do ‘mundo real’ da borracha de 2022 já começaram, usando carros ‘mulas’ adaptados para aproximar os níveis de downforce e distribuição de peso do próximo ano.

“Não é apenas o peso do carro que está estressando o pneu, é o nível de downforce, a velocidade, há muitos parâmetros que devemos considerar”, explicou ele.

“Obviamente, estamos projetando pneus para o próximo ano, tendo em mente todos esses números e também pedindo às equipes que estão fornecendo carros para os testes, que nos dêem carros que sejam representativos dos carros do próximo ano. Mesmo que sejam carros mulas, o peso é o mesmo que está nos regulamentos para 2022, distribuição de peso, nível de downforce, e por isso estamos projetando pneus com essas características em mente. Obviamente, eles são diferentes em comparação com o passado, mas esse é o nosso trabalho”, acrescentou Isola.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon