Doriane Pin foi o nome da F1 Academy na última semana. Durante os testes coletivos realizados nos últimos dias no Catar, a competidora impôs ritmo dominante e terminou como a mais veloz em cada um dos dias no circuito de Lusail.
O encerramento das atividades aconteceu na última quinta-feira (14), e Abbi Pulling chegou a anotar a melhor volta na sessão da manhã. Mas foi à tarde que o melhor tempo foi cravado com a titular da Mercedes, mas com o top-3 – Hamda al Qubaisi e Pulling -, separadas por apens 0s049.
No último dia de treinos, a francesa abriu a tabela de tempos assim que as luzes ficaram verdes no Catar, mas com um tempo bastante acima se comparado com os últimos dias: 2min02s639.
Então, durante os primeiros minutos de sessão, a liderança foi trocando entre Doriane e sua companheira de Prema Maya Weug. Mas Pin, ao final de sua simulação de classificação, fez 1min57s498 para se estabelecer na ponta 0s038 à frente da holandesa.
Na sequência, as competidoras chegaram a passar um período nos boxes antes de saírem mais uma vez para anotar voltas rápidas. Mais uma vez Pin foi a mais rápida e a primeira a baixar de 1min56s ao fazer 1min56s823.
Com o andar da sessão, as coisas começaram a se acalmar, chegando a haver apenas um carro na pista: Pulling. A titular da Alpine chegou a completar volta rápida e ficou a apenas 0s073 da ponteira. Entretanto, querendo mais, cravou 1min56s769 e deixou Pin para trás, enquanto Maya ocupava o terceiro posto.
Na hora final, então, a parte da manhã não ficou ilesa de uma bandeira vermelha – o motivo foi brita no meio da pista. Quando o treino recomeçou, ninguém conseguiu superar a marca de Pulling, que terminou a primeira metade do dia como a mais rápida do pelotão.
Já na parte da tarde, assim como mais cedo, Doriane foi quem iniciou as voltas rápidas e fez 1min57s985, melhorando ligeiramente em 0s195 em seu terceiro giro consecutivo. Depois, Hamda al Qubaisi foi a pilota seguinte a ser mais rápida ao cravar 1min57s458.
No andamento da sessão, Pin voltou para a ponta, foi repassada por Hamda mais uma vez, Weug e Pulling se colocaram na sequência e, nisso, Nerea Martí completava o top-5 já no final da segunda hora.
Na entrada da última hora da sessão, Pulling assumiu a primeira colocação com 1min56s807, mas foi jogada para baixo com Hamda al Qubaisi fazendo 1min56s762, batendo a pilota da Alpine em apenas 0s027.
A líder da classificação, algumas voltas mais tarde, novamente se colocou na ponta com 1min56s676, mas Pin cravou 1min56s628, reassumiu a primeira colocação e dali não saiu mais até a bandeira quadriculada. Hamda foi segunda, com Pulling, Chloe Chambers e Weug fechando o último top-5 dos testes coletivos no Catar.
A temporada 2024 da F1 Academy retoma com o GP do Catar entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.