Organização do GP de Las Vegas e F1 emitem comunicado sobre caos no primeiro dia de atividades

Os organizadores do GP de Las Vegas e a Fórmula 1 emitiram na noite desta sexta-feira (17) um comunicado sobre os incidentes que atrapalharam a programação do primeiro dia de atividades da penúltima etapa da temporada 2023, realizada no circuito montado nas ruas da capital do estado americano de Nevada.

Em uma carta assinada por Renee Wilm, CEO do GP de Las Vegas, e Stefano Domenicali, CEO da F1, foram explicadas as ações tomadas ao longo das atividades desta madrugada.

O primeiro treino livre contou com apenas oito minutos de bandeira verde, até que Carlos Sainz atingisse uma tampa de bueiro e a sessão fosse encerrada com 20 minutos. Para reparar o problema, a segunda sessão ocorreu sem público e começou com 2h30min de atraso, às 7h30, pelo horário de Brasília, 2h30 em Las Vegas.

Veja o comunicado da F1 e do GP de Las Vegas:

Nossa principal prioridade na Fórmula 1 é a segurança de nossos pilotos, funcionários e torcedores. A responsabilidade pela supervisão de um evento de Fórmula 1 recai sobre a Fórmula 1 como detentora dos direitos comerciais do esporte, a FIA como órgão regulador e o promotor local, neste caso o Grande Prêmio de Las Vegas. Isso é importante para que aqueles que são novos nas corridas entendam.

Na noite passada, aproximadamente nove minutos após o início da primeira sessão de treinos livres, uma tampa de bueiro quebrou na reta da Las Vegas Boulevard. Naquele momento, a FIA, que é responsável pela segurança das atividades no circuito, interrompeu a sessão para que pudéssemos examinar a tampa quebrada e inspecionar a pista. Isso já aconteceu algumas vezes em outras pistas em outras corridas ao redor do mundo.

Foi tomada a medida de precaução de remover todas as tampas de bueiros da pista e preenchê-las com areia e asfalto. Todo o processo, desde a determinação do problema até a remediação, levou aproximadamente cinco horas. A decisão de remediar dessa forma foi tomada com muita cautela e porque a segurança dos pilotos, dos fiscais de pista, dos funcionários e dos nossos fãs é sempre nossa maior prioridade. Agradecemos às empreiteiras que trabalharam com agilidade para resolver a situação tão rapidamente.

Como resultado, o primeiro treino livre terminou mais cedo. Prosseguimos com a segunda sessão de treino livre aproximadamente às 2h30 da manhã (horário de Las Vegas) por 90 minutos.

A decisão de realizar a segunda sessão de Treino Livre às 2h30 da manhã foi apoiada por todas as partes para garantir a integridade esportiva do restante do evento.

Gostaríamos de agradecer aos pilotos, mecânicos e todas as equipes pela paciência e comprometimento na noite passada para garantir que pudéssemos realizar a sessão com sucesso.

Agora, vamos falar sobre a experiência dos fãs.

O atraso no início da segunda sessão de treinos livres, da meia-noite às 2h30 da manhã (horário de Las Vegas), criou riscos para nossos funcionários e torcedores.

Tomamos a decisão de fechar as áreas dos torcedores que estão sob a alçada da LVGP à 1h30 da manhã e mandá-los para casa.

Vamos explicar o motivo.

Em primeiro lugar, estávamos preocupados com nossos funcionários de segurança pública que estavam em serviço há muito tempo e que estão sendo solicitados a trabalhar nas próximas três noites. Agradecemos ao Metrô do Condado de Clark.

Em segundo lugar, estávamos preocupados com nossos funcionários de transporte, responsáveis por levar nossos fãs de volta aos hotéis. De acordo com a lei federal, eles estavam se deparando com o limite de tempo que podem dirigir ônibus legalmente e com segurança.

Por fim, nossa equipe de hospitalidade precisava ter a capacidade de limpar e reabastecer nossas áreas de hóspedes para garantir que a experiência dos torcedores fosse ideal para todos nos próximos dias.

Sabemos que isso foi decepcionante. Esperamos que nossos fãs entendam, com base nessa explicação, que tivemos que equilibrar muitos interesses, incluindo a segurança de todos os participantes e a experiência dos fãs durante todo o fim de semana da corrida.

Todos nós já participamos de eventos, como shows, jogos e até mesmo outras corridas de Fórmula 1, que foram cancelados devido a fatores como clima ou problemas técnicos. Isso acontece, e esperamos que as pessoas entendam.

Então, como resolveremos isso hoje à noite?

Trabalhamos durante a noite para ajustar nossos planos de pessoal de segurança, transporte e hospitalidade para garantir que possamos funcionar e atender aos fãs com a melhor experiência possível no caso de uma programação de corrida estendida.

Estamos entusiasmados com a corrida de hoje e agradecemos a toda a nossa equipe e aos fãs pelo apoio. Sabemos que este será um grande evento. Com isso, vamos voltar às corridas.