Fernando Alonso não economizou elogios ao comentar a vitória de Robert Kubica nas 24 Horas de Le Mans. O polonês pilotou a Ferrari #83 da AF Corse e conquistou a vitória geral na tradicional prova de endurance, e se tornou apenas o segundo piloto deste século a vencer tanto uma corrida de Fórmula 1 quanto Le Mans, feito alcançado anteriormente apenas por Alonso nesse período.
Kubica teve sua carreira drasticamente afetada por um grave acidente em uma prova de Rally em 2011, que quase lhe custou a vida e deixou sequelas permanentes, com um braço tendo sido quase decepado. Mesmo assim, ele conseguiu retornar à Fórmula 1 em 2019, pela Williams, embora sem repetir o desempenho dos tempos em que era considerado um dos talentos mais promissores da categoria.
O auge de sua trajetória na F1 foi a vitória no GP do Canadá de 2008. Pouco antes de seu acidente no Rally, Kubica havia assinado um pré-contrato com a Ferrari para a temporada de 2012, onde formaria dupla justamente com Alonso, plano que nunca se concretizou.
Ao comentar a conquista do polonê, Alonso foi enfático: “Estou muito feliz por ele. Conversamos algumas vezes sobre como essa corrida é especial, e ele merece. Ele é uma lenda do nosso esporte, e agora é ainda mais depois de vencer Le Mans”, disse o piloto da Aston Martin.

O espanhol também lembrou das dificuldades enfrentadas por Kubica após seu grave acidente: “Com tudo o que ele passou, é um dia muito feliz para o automobilismo. Ele provavelmente já merecia essa vitória há alguns anos, quando teve um problema na LMP2. Estou feliz por ele.”
“Vou ligar para ele. Não quis incomodar hoje, ele deve estar comemorando. Estou extremamente feliz e orgulhoso dele”, completou Alonso.
Kubica agora integra um grupo seleto de pilotos que venceram tanto na Fórmula 1 quanto em Le Mans, que inclui nomes como Graham Hill, Bruce McLaren, Jacky Ickx e Phil Hill, este último, o único a vencer as 24 Horas e conquistar o título da F1 no mesmo ano, em 1961.