Kubica descreve experiência no circuito da Yas Marina

O piloto reserva da Alfa Romeo, Robert Kubica, participou do TL1 válido pelo Grande Prêmio de Abu Dhabi, realizada nesta sexta-feira. O polonês compartilhou sua experiência com o circuito da Yas Marina.

“Só corri uma vez em Abu Dhabi com a Sauber, quando terminei em 10º na primeira corrida em 2009. No ano seguinte com a Renault fiquei em quinto.

“Em 2010, eu não esperava há muito tempo que Abu Dhabi fosse meu último Grande Prêmio. Ao sair da pista não houve emoções particularmente especiais, a não ser pelo fato de ser a última corrida da temporada – quando você chega ao final do ano, está procurando uma pausa e é sempre um pouco especial.

“Foi um pouco diferente na temporada passada porque, embora tenha sido um ano difícil, eu sabia que não estaria no grid na temporada seguinte. Você sabe o seu futuro, sabe o que o próximo ano trará – embora eu não soubesse naquela época que trabalharia com a Alfa Romeo Racing ORLEN – e isso naturalmente traz mais emoções.

“As pessoas se lembram daquela corrida de 2010 por causa daquela luta pelo Mundial entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O Alonso precisaria me passar para conquistar o título, mas não chegamos a disputar, foi meu companheiro de equipe Vitaly Petrov que acabou impedindo!

“Pessoalmente, há outra memória que é mais forte para mim sobre aquele fim de semana. Fiquei bastante chateado com o que aconteceu no sábado com a minha qualificação, porque foi a primeira vez que não me classifiquei entre os 10 primeiros ou não entrei no Q3 daquela temporada.

“Eu sabia disso bem, porque fui o único fora dos pilotos da Red Bull, até aquele momento, a conseguir uma série limpa de Q3s. Eu não diria que estava realmente bravo, mas estava ansioso pela qualificação para poder dizer: ‘Tudo bem, sou o único que não está guiando pela Red Bull e que fez isso’, e acho que teria sido algo especial.

“Eu perdi por uma pequena quantidade de tempo de volta. Então, durante a corrida, sabíamos que tínhamos um bom ritmo com a temperatura mais baixa e tudo funcionou muito bem. Terminei em quinto lugar e acho que esse foi o nosso máximo, então não poderia ficar muito desapontado.

“Quando se trata da pista de Abu Dhabi, do ponto de vista da pilotagem, é o tipo de pista onde é muito fácil perder muito tempo por volta e realmente não saber o motivo. Não há curvas realmente grandes e desafiadoras, porque a Curva 2 e a Curva 3 são facilmente contornadas com os carros modernos; realmente não há curvas de alta velocidade na pista, é tudo sobre curvas de média a baixa velocidade.

“Você tende a se concentrar na estabilidade traseira, tração e aderência mecânica de baixa velocidade. Essa é a razão pela qual, uma vez que você sofre de instabilidade e falta de aderência traseira, você tende a perder muito tempo por volta.

“Diria que é uma das minhas faixas favoritas, provavelmente uma das que falta um pouco de alta velocidade. Ainda é uma pista difícil de encontrar desempenho e de entender a pista, e é bastante complicada também do ponto de vista dos pneus, mas é esse o desafio que temos que enfrentar”.

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Fórmula 1 – GP DE ABU DHABI de F1, EXPECTATIVAS para a CORRIDA; DECISÃO da Stock Car:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon