Jenson Button vê semelhanças entre JOTA e Brawn GP de 2009

Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, fez uma comparação entre a JOTA Sport, sua nova empregadora no FIA WEC, e a equipe Brawn GP, que o guiou ao título mundial.

Button foi anunciado como o terceiro piloto do Porsche 963 Hypercar #38 da JOTA na sexta-feira, com a temporada de 2024 do FIA WEC marcada para ser seu primeiro campeonato completo desde a defesa malsucedida do título na série Super GT em 2019.

O campeão de Fórmula 1 de 2009 compartilhou suas impressões sobre o anúncio em seu Instagram, comparando a equipe cliente JOTA à equipe de Fórmula 1 de Ross Brawn, que surgiu das cinzas da saída apressada da Honda da F1 no final de 2008, em meio a uma crise financeira internacional.

“É uma equipe totalmente voltada para as corridas, e é isso que eu amo na equipe”, disse Button a seus seguidores no Instagram sobre a JOTA.

“Eu realmente acho que eles podem competir com as grandes equipes, com os fabricantes. Isso meio que me lembra de uma temporada lá em 2009, que foi muito boa.”

2009 foi, claro, o ano da Brawn GP, equipe liderada por Ross Brawn que capitalizou um conjunto radicalmente revisado de regulamentos técnicos com seu inovador conceito de difusor duplo, emergindo como a principal competidora no início da temporada de 2009. Button venceu seis das primeiras sete corridas a caminho de um título memorável para ele e para a equipe.

A história da Brawn GP é um notável pedaço da história da F1, atualmente revisitada em uma série documental apresentada pela estrela de Hollywood Keanu Reeves no Disney+.

Após o triunfo improvável em 2009, a Brawn foi comprada pela Mercedes, e a equipe baseada em Brackley conquistou sete títulos de Pilotos e oito de Construtores entre 2014 e 2021.

A JOTA, que liderou por um período as 24 Horas de Le Mans deste ano com sua entrada Porsche 963, tem um histórico igualmente impressionante de sucesso como equipe privada.

Como Button disse em seu vídeo no Instagram, a JOTA é a entrada privada mais bem-sucedida na história da série FIA WEC e na corrida principal em Le Mans.

“Há muito a fazer antes da primeira corrida, alguns testes”, acrescentou Button. “É um ano competitivo, então estou ansioso para estar pronto para a primeira corrida no Catar no início de março.”