Gerente do GP da França apoia a ideia da corrida de qualificação na F1

Nesta temporada, a F1 testará o uso de corridas de curta distância. As chamadas sessões de qualificação de sprint têm como objetivo garantir que haja mais espetáculo em um fim de semana de corridas e que haja mais corridas para os fãs. No paddock, nem todos são fãs disso. No entanto, para os circuitos, é uma boa notícia, porque com ações mais significativas também ajuda nas vendas de ingressos.

Essa também é a opinião de Eric Boullier, gerente geral da equipe de organização do Grande Prêmio da França. A corrida em terras francesas acontecerá no final de junho e o novo formato não será utilizado. Isso acontecerá algumas semanas depois em Silverstone. Mesmo assim, Boullier está feliz com a mudança.

“Tem sido um processo muito medido. Houve um longo processo de raciocínio entre a FIA e as equipes de F1. Acho que eles fizeram isso da maneira correta e é bom ver que há uma reflexão cuidadosa para tentar mudar o formato. Eu teria pensado que se fosse um sucesso eles iriam implementá-lo por toda a temporada”, disse Boullier.

O gerente do GP da França afirmou que o novo formato tem tudo para funcionar. “Mas Ross Brawn me disse que eles querem fazer isso em algumas corridas selecionadas, para fazer um destaque durante a temporada. Ainda temos que ver como vai funcionar, mas acho que será emocionante para os fãs terem a oportunidade para ver duas corridas por fim de semana”.

Portanto, o novo formato ainda não será usado no circuito de Paul-Ricard, embora agora circulem rumores de que há uma chance de duas corridas no circuito francês. Na entrevista ao site ‘GPblog’, não havia menção a esse boato e Boullier enfatizou que a organização não está trabalhando em nenhuma ideia nova.

“Depois de cancelar no ano passado, nosso foco hoje é fazer uma corrida primeiro. Para ter uma corrida com espectadores possível. Este é o nosso objetivo, ter uma corrida de velocidade ou não, não importa. O que importa é ter uma corrida”, afirmou Boullier.

A ideia de corridas de curta distância não é totalmente nova para um fim de semana de Grande Prêmio. As classes de suporte, F2 e F3, já usam ‘sprint races’ há algum tempo. A F1 escolhe uma forma alternativa, não fazendo dela uma corrida de velocidade, mas uma qualificação de velocidade. Menos pontos para ganhar e determinação do grid de partida para o GP principal no domingo.

“Acho que eles podem usar a Fórmula 2 e a Fórmula 3 para mudar o formato. O que pode ser bom para F2 ou F3 pode não ser bom para F1. E também o que pode ser bom para F1, pode não ser bom para F2 ou F3. Não tenho certeza se o grid invertido será bom para F1”, concluiu Boullier.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon