Max Verstappen afirmou que deu conselhos de última hora para Gabriel Bortoleto antes do GP da Austrália. O piloto brasileiro, estreante na Fórmula 1, estava incerto sobre a escolha dos pneus, e o tetracampeão se prontificou a ajudá-lo.
“Eu falo bastante com o Gabriel. Ele é um cara muito legal, um ótimo piloto e, obviamente, eu realmente gosto da abordagem dele. Ele é um trabalhador árduo e muito apaixonado pela Fórmula 1”, disse Verstappen sobre o novato e campeão da Fórmula 2 no ano passado, após ser questionado sobre como ajudou o jovem piloto antes da corrida de abertura da temporada. Os dois já fizeram transmissões de corridas juntos em simuladores.
Verstappen destacou que não é do tipo que esconde informações e, por isso, ficou feliz em ajudar Bortoleto. “Após o hino nacional, ele veio até mim e disse: ‘Max, o que você vai fazer?’ Eu disse: ‘Coloque intermediários’. Ele ficou tipo, ‘Sério?’ Eu disse, ‘Sim, coloque intermediários. Está tudo bem’. E eu disse, ‘Se você não tiver certeza, peça à equipe para fazer algo com os pneus, mas intermediários’. Ele disse: ‘Ok’.”
O holandês também compreende as dúvidas de um novato, especialmente em condições tão desafiadoras. “É normal. Quero dizer, foi sua primeira corrida na F1, é sempre muito estressante e intimidante. E em condições muito difíceis também para começar. E sim, sempre que ele fizer perguntas, eu sempre as responderei”, acrescentou.
Verstappen refletiu sobre se teve alguém para ajudá-lo quando estava na posição de Bortoleto, começando na F1. “Eram tempos diferentes. Acho que também com todas as coisas ao redor, como plataformas que você usa em simuladores e tal. Elas cresceram muito ao longo dos anos. Acho que isso ajuda muito também. Quero dizer, tenho quase certeza de que havia pilotos por perto, eu simplesmente não perguntei na época, porque eu simplesmente não os vi ou algo assim”, encerrou o piloto da Red Bull Racing.